Existem dois tipos de implantes mamários para o aumento do peito, os anatômicos e os redondos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Os anatômicos têm esse nome por ter uma forma de "gota", a característica é que se ajustam melhor a anatomia natural do peito. Foram criados com o objetivo de reconstruir de forma natural as mamas das mulheres que tiveram de se submeter à remoção das mamas devido ao câncer de mama.

Este implante permite um resultado mais natural que com os redondos, aumentam o volume no polo inferior e tem um polo superior mais fino, por isso não se nota a prótese quando se usa sutiã.

Este tipo de prótese é implantado a partir do sulco submamário, em vez da aréola do mamilo. São um pouco mais complicadas de colocar, porque é necessário criar uma bolsa que se ajuste na forma da gota para evitar a famosa rotação, mas não é um impedimento para mãos experientes neste tipo de prótese. Como acabamos de afirmar, a desvantagem que têm os implantes anatômicos é que uma vez colocados o corpo pode girá-los quando arma a cápsula, e como resultado, é possível que as mamas fiquem assimétricas e seja preciso fazer uma correção a partir de fora. Raramente se requer uma nova intervenção para acomodar devidamente a prótese.

Próteses Mamárias Redondas ou Anatômicas: Vantagens e Desvantagens

As próteses redondas mamárias fazem com que a mama se preencha de forma homogênea e podem ser colocadas pela aréola. Este tipo de implante vem em três perfis: alto, médio ou baixo.

As próteses de perfil baixo fazem com que as mamas se vejam mais amplas, as de perfil alto conseguem que a mama se projete para fora e as de perfil médio têm um efeito intermediário entre os dois. A escolha do perfil depende da largura do tórax, tipo de correção da mama e as características físicas de cada mulher.

A vantagem destes implantes é que, quando a mulher está de pé, são afetados pela gravidade e adquirem a forma de "gota", sem implicar o risco de que uma vez colocados girem e mudem a forma original, porque no caso de se movimentarem, continuam sendo redondos. Outro detalhe é que é que as próteses redondas têm um gel coesivo macio e as anatômicas um rígido, o que nos sugere que as primeiras são sentidas mais macias e naturais ao toque.