Com a barriga crescida fica ainda mais difícil conciliar o sono e a gestação, podendo piorar cada vez mais com o passar do tempo da gravidez. Vamos lhe dar essas dicas para te ajudar a relaxar, de forma que quando seu filho nascer você estará em sua melhor forma.

  • É importante logo durante as primeiras semanas que você comece a se acostumar a dormir de lado, porque nos últimos meses dormir de costas ou de bruços será quase impossível. Além disso, dormir de costas para o último trimestre prejudica a sua saúde, porque faz com que o útero apoie na coluna, nos intestinos e na veia cava inferior (que leva o sangue para a metade inferior do corpo).

    Isso resulta em dor na cintura, uma digestão muito lenta, mais propensão a sofrer de hemorroidas e queda da pressão arterial com desconforto no peito, taquicardia ou palpitações. Então, tente se acostumar mais cedo a sua nova situação, e a melhor opção para descansar durante a gravidez é aprender a dormir sobre o lado esquerdo do corpo que melhora a circulação sanguínea para a placenta, fornecendo maiores quantidades de oxigênio e nutrientes para bebê.

    Existem travesseiros especiais em forma de cunha para uso durante a gravidez, e são ideais para apoiar a barriga enquanto dorme. Além disso, no final da gravidez, quando a cabeça do bebê está localizada entre os ossos da pélvis é muito útil utilizar uma almofada entre as coxas.

  • O início do desconforto para dormir não é só físico, mas também psicológico. Causa ansiedade no momento do parto, especialmente em mães de primeira viagem. Uma maneira de relaxar antes de dormir é tomar um banho de água quente, este tratamento age como um relaxante muscular.
  • Outra maneira de relaxar é passar óleo de massagem no pescoço, e ao longo das pernas e pés, o que ativará a circulação e promoverá um sono reparador. Se você tem um parceiro, este é um bom momento para que ele se envolva plenamente na gravidez.
  • Uma sala de descanso também é muito importante para criar um clima que ajuda a relaxar e escapar do mundo exterior, facilitando a chegada do sono. Isso exige controle da temperatura do ambiente, que deve ser perfeito e não muito frio nem muito quente, também deve ser completamente escuro e, possivelmente, evitar ruídos que perturbam o sono. Se o seu parceiro ronca não seria uma má ideia que ele durma em outra sala pelo menos nesse período.
  • A última dica é válida para qualquer um, mas para as mulheres grávidas são mais úteis porque as preocupações são óbvias. Se for costume ir ao banheiro urinar no meio da noite, você não deve tentar parar e pensar sobre coisas que causam alguma preocupação, faça um esforço para voltar rapidamente à cama para não interromper o ciclo do sono. Se os períodos de vigília demorarem muito tempo, então será difícil de recuperar o sonho.

    Em suma, é muito importante ser capaz de obter descanso suficiente durante a gravidez, porque uma vez que o nascimento da criança requer a presença da mãe de três em três ou quatro horas, e é importante que ela esteja em boas condições físicas e suficientemente descansada para cuidar do bebê.