Como o passar dos anos, se produz um efeito degenerativo no cérebro que apresenta dificuldades para lembrar as coisas.

Embora seja um processo natural, existem muitas maneiras para estimular a memória. O consumo de certos alimentos podem te ajudar a conservá-la melhor e prevenir o Alzheimer. Veja também “Alimentos Para Prevenir a Doença de Alzheimer“.

A memória é em grande parte determinada pelos genes, mas existem muitos fatores, entre eles a alimentação, que podem te ajudar a cuidá-la.

Os alimentos que te recomendamos são os seguintes:

  • A maçã. Além de ser nutritiva e, portanto, recomendável, tem uma capacidade antioxidante que protege o cérebro dos transtornos neurodegenerativos. Seus benefícios estão muito presentes na polpa e na casca.
  • Os mirtilos. Contém antocianinas, um pigmento que além de proporcionar a sua cor, tem a capacidade de reduzir o dano progressivo no cérebro. Comer mirtilos é muito benéfico para manter a mente jovem e ajuda a prevenir a demência.
  • As amoras e morangos. As primeiras têm um alto nível antioxidante, estabilizam o açúcar no sangue e ajudam a melhorar a memória. Da mesma forma, os morangos também atuam como um antioxidante. Portanto, não se esqueça de incluir essas deliciosas frutas em suas sobremesas. Além de desfrutar do seu rico sabor, estará beneficiando sua saúde.
  • O espinafre. É uma verdura que é especialmente recomendada para as crianças e que é altamente valorizada, pois é rica em luteína. É uma substância que protege as células cerebrais do efeito degenerativo. Além disso, contém ácido fólico, que ajuda a processar informações mais rapidamente. Portanto, é uma verdura ideal para os estudantes.
  • O aipo. Entre os seus componentes destaca-se um chamado luteolina, que reduz os efeitos negativos do envelhecimento. Ao mesmo tempo, reduz a liberação de moléculas que inflamam o cérebro e provocam a perda de memória.
  • O peixe. O salmão, a truta, a sardinha e o atum possuem ácidos graxos ômega-3, que são muito importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ajudam a retardar a deterioração da memória.
  • O chocolate preto ou amargo. Contém propriedades antioxidantes e te ajudam a melhorar a concentração e a memória. Só não se esqueça de consumi-lo de forma moderada.