O atual estilo de vida acelerado ajuda a acumular no corpo altos níveis de estresse, várias técnicas de relaxamento proporcionam enormes benefícios a saúde.

O relaxamento é a melhor maneira de liberar o estresse diário. Dado que qualquer alteração no estado emocional é acompanhada por mudanças no estado corporal, em tempos de estresse é muito importante saber relaxar.

Desta forma, aprendemos a exercer um domínio e controle de nossas funções e respostas.

Relaxamento no cérebro produz os mesmos efeitos fisiológicos do sono. Portanto, um bom relaxamento pode re-energizar da mesma maneira como quando você está dormindo.

Aprenda a respirar

  • Para atingir este objetivo, técnicas de relaxamento podem ajudar a sua prática continuada. Estas técnicas incluem exercícios de respiração e relaxamento muscular.
  • Acostume-se a inspirar no momento em que detectar uma maior tensão, o ar vem pelo nariz lentamente e profundamente, chegando ao abdômen inferior. Em seguida, expire pela boca, e sinta a tensão em cada sopro.
  • Praticada esta respiração torna-se inconsciente, você será capaz de se acalmar a qualquer momento, em qualquer lugar.
  • A boa respiração irá ajudá-lo a relaxar melhor, porque o estresse da vida cotidiana irá desaparecer.

Aprenda a relaxar

  • Às vezes, as condições para a prática do relaxamento podem não ser as mais adequadas. Nesse caso, o ideal é sentar em uma sala silenciosa com os olhos fechados, nenhum ruído, pouca luz, os pés apoiados no chão, as pernas ligeiramente afastadas e os cotovelos na cintura.
  • No entanto, a posição ideal para relaxar é deitar de costas com os braços esticados sobre o corpo e as pernas ligeiramente afastadas.
  • Mantendo esta posição, a respiração, repita mentalmente: “Eu sou calmo”, e realize uma exposição de cada parte do corpo, da cabeça aos pés.
  • Desta forma, é possível eliminar o estado geral de tensão que nos impede de alcançar o bem-estar, adquirir consciência da tensão muscular que está em nosso corpo, que em muitos casos são desconhecidos.

Benefícios do Exercício

  • Praticar alguma forma de exercício também ajuda a eliminar as tensões musculares, melhora a função cardíaca, reduz a fadiga causada pelo estresse e abre o caminho para a prática de relaxamento.
  • É muito difícil conseguir bons resultados no início, o relaxamento exige uma prática regular e sistemática e uma atitude positiva.

Para saber mais sobre relaxamento e suas técnicas, recomendamos a leitura do artigo: “Técnicas de Relaxamento e Coisas Que Devemos Evitar Para Dormir Melhor“.