Uma boa noite de sono envolve duas coisas: em primeiro lugar as horas necessárias de repouso e em segundo lugar descansar bem. Isso não quer dizer que você deve ir para a cama as 20:00, mas não vale dizer que dormiu por 4 horas e já descansou o suficiente. O que tende a acontecer é que o seu corpo se acostuma, ao longo de períodos prolongados, a descansar pouco, mas, eventualmente, isso tem seu preço. Embora seja verdade que cada pessoa tem um tempo diferente de sono, também é verdade que muitas pessoas não descansam como deveriam.

Hoje vamos mostrar os benefícios de dormir bem, 10 razões para você prestar mais atenção no seu descanso.

Razões Para Dormir Bem, Valorize o Seu Descanso

  • 1-Estética. O sono faz com que você descanse a pele, tornando-a bonita e ajudando a regenerar as células mais facilmente.
  • 2-Os olhos. A vista repousa sobre um fundo de rodopsina, um pigmento sensível à luz que é regenerado enquanto estamos dormindo, de modo que os olhos são recuperados do esforço feito durante o dia. Ele também ajuda a eliminar as olheiras e bolsas.
  • 3-Respiração. Quando o sono diminui e se torna mais profundo, facilita a oxigenação das células.
  • 4-Emagrecer. Quando o corpo não descansa o suficiente tem uma tendência a acumular gordura que é mais difícil de queimar. Um corpo descansado ajuda a manter o peso ou até mesmo perder.
  • 5-Antivírus. O sistema imunológico tem necessidades, a privação do sono o afeta e aumenta o risco de infecções.
  • 6-Hipertensão controlada. Quando não descansamos o suficiente corremos o risco de aumentar a pressão arterial, aumentando a chance de uma doença cardiovascular, aumentando também a produção de cortisol, o hormônio que provoca estresse.
  • 7-Coração. Durante o sono também diminui a frequência cardíaca e as células do coração e dos tecidos podem ser reparadas: momento em que nosso corpo libera melatonina e o hormônio do crescimento para executar essas tarefas.
  • 8-Controle de Diabetes. Dormir o suficiente também ajuda no controle do diabetes tipo 2, pois reduz a secreção de insulina que pode levar a níveis mais elevados de glicose.
  • 9-Intelectual. O descanso é fundamental para melhorar nossa atividade intelectual. O cérebro precisa deste tempo para processar toda a informação acumulada durante o dia. Ao estudar, por exemplo. Ele também ajuda as nossas emoções, liberando as emoções inconscientes que seriam reprimidas.
  • 10-Coordenação física. Atividade psicomotora não pode funcionar adequadamente se o cérebro não está descansado. Se a atividade envolve riscos descansar não só é desejável, mas essencial.

Estes são alguns dos benefícios que uma boa noite de sono pode nos trazer, destacando a importância do sono em nossa vida.