Há consenso científico de que o cigarro provoca câncer, doenças cardíacas, enfisema, úlcera péptica, entre outras doenças. Além disso, o tabagismo também pode afetar o nosso estado nutricional:

O monóxido de carbono inalado pode diminuir os níveis de HDL (colesterol bom) e se tornar um fator de risco independente para o desenvolvimento de problemas coronários.

Há perda de vitaminas, antioxidantes, impede radicais livres a partir de células oxidantes. Por exemplo: A deficiência de vitamina A é uma das principais razões para a deterioração dos pulmões.

Em mulheres grávidas que fumam, além da contratação de risco de placenta e o aborto espontâneo pode acontecer, nutricionalmente diminui a vitamina C, zinco, ácido fólico e ferro. Estes nutrientes são importantes para o desenvolvimento pré-natal, fetal e evita o baixo peso ao nascer.

Durante o período de lactação quando a alimentação, a nicotina aparece no leite materno e torna-se um fator de risco para a criança porque ela se torna um fumante passivo.

A melhor ação que você pode fazer para melhorar sua saúde e bem-estar é parar de fumar. Se você quer deixar este hábito e está preocupado em ganhar peso, aqui estão algumas dicas. O tabagismo é mais nocivo para sua saúde do que o ganhar alguns quilos. Fazer algumas mudanças simples para melhorar seus hábitos alimentares e atividade física vão ajudar a controlar o seu peso quando você parar de fumar.

Faça exercícios. Realize uma atividade física ativa, isto irá te ajudar a controlar o seu peso, aumentando a quantidade de calorias que seu corpo usa.

Faça mudanças saudáveis nos seus hábitos alimentares. Controle a quantidade de calorias que você come e melhore suas escolhas alimentares com as seguintes recomendações:

  • Coma uma variedade de alimentos para ter certeza de obter os nutrientes necessários para uma boa saúde. Adicione a variedade a sua dieta, incluindo vegetais, frutos secos e feijões.
  • Escolha carnes magras, alimentos com pouca gordura e bebidas de baixo teor de açúcar e calorias. Além disso, coma produtos com baixo teor de gordura, peixes e aves para obter os nutrientes de que necessita, sem acrescentar calorias extra ou gordura.
  • Evite “calorias vazias”, selecionando com menos frequência alimentos ricos em gordura e açúcar e pobres em nutrientes.
  • Substitua cigarros com chiclete de frutas frescas, frutas ou suco 100% de fruta e sem açúcar. Você pode usar goma de açúcar a vontade para satisfazer qualquer desejo doce.
  • Ao remover a nicotina você pode se sentir inquieto e nervoso e a cafeína pode piorar a sua situação, evite refrigerantes, café e chocolate.
  • Quando você quiser fumar, substitua com um copo de água. A água não tem calorias e, assim, cumpre a exigência de beber 8-10 copos de água por dia.
  • Não entre em pânico por ganhar alguns quilos. Você concorda que o ganho de peso como um resultado é normal.