Mais de uma vez, ouvimos que petiscar não é saudável, já que geralmente temos a tendência de comer doces ou salgados. Além disso, muitas vezes comemos entre as refeições por ansiedade ou estresse, em vez de fome.

No entanto, não tem porque ser um hábito negativo na nossa saúde sempre e quando o que consumimos sejam alimentos saudáveis e não haja excessos.

Para que não seja um mau hábito, os lanches devem estar dentro do esquema de alimentação diária. Nosso corpo necessita de uma determinada quantidade energética diária e é o que devemos considerar quando formos comer entre as refeições.

Um lanche não vai machucar ninguém e, além disso, suaviza a nossa sensação de fome enquanto nos faz sentir relaxados. Sim, o melhor é escolher alimentos saudáveis como frutas.

Como já sabemos, o consumo de frutas é muito benéfico para o nosso organismo e são geralmente recomendadas três porções diárias. Durante todo o dia podemos aproveitar para comer uma maçã, laranjas, peras, pêssegos… É um alimento fácil de transportar e pode ser consumido no trabalho ou a qualquer momento.

Se as frutas não te convencem você pode optar pelas barras saciantes que contêm fibras.

Agora, ao escolher produtos como bolachas integrais ou lanches típicos para petiscar você deve prestar atenção à sua composição.

As gorduras vegetais devem ser de oliva ou girassol e não conter muito açúcar, ou muitas calorias.

Outra ideia é tomar um iogurte desnatado, uma vez que não contém gorduras e também é rico em cálcio e vitamina B.

Adicionado a isso é muito saudável para a digestão e tem efeitos positivos sobre a nossa flora intestinal.

Você tem que ter em mente que a comida não alivia o estresse. Se você se sentir ansioso ou preocupado, o melhor é optar por fazer exercício.