O Que É a Febre? O Que Causa a Febre?

A febre é um mecanismo fisiológico do organismo que indica que o sistema imunológico está lutando contra uma infecção ou vírus. A causa mais comum de alta temperatura está diretamente ligada a infecções, as mais comuns são infecções virais e processos inflamatórios. O corpo humano tem uma temperatura média entre 36-37°C, qualquer valor acima deste é considerado uma febre e nos faz mal.

Apesar de alguns processos, como alimentos e exercício produzirem um aumento ligeiro da temperatura, a verdade é que este fenômeno é geralmente um sinal de que algo está errado no organismo, é uma forma de expressar que o sistema imunológico está lutando contra as bactérias e vírus.

Como Baixar a Febre em Adultos, Crianças e Bebês

Algumas doenças estão associadas com um aumento súbito de febre. Embora, sem dúvida, o melhor seja tomar algum tipo de medicação para mantê-la sob controle, por vezes, a febre sobe muito e é necessário tomar uma providência rápida para evitar problemas futuros.

Se a febre for acima de 39 º pode ser perigoso e é necessário baixá-la imediatamente. Para isso temos truques que podemos fazer em nossa própria casa e assim agir com rapidez para evitar os riscos:

Remédios Caseiros Para Baixar a Febre

Banho Quente

Uma das coisas que podemos fazer é preparar um banho quente para reduzir a temperatura. Tende-se a pensar que aplicando água fria, a febre cairá rapidamente, mas isso é um erro, porque se os sentidos do corpo percebem que está frio lá fora tentarão manter a temperatura e, assim, não diminuirá.

Faça o corpo esquentar, fazer o corpo suar é uma boa maneira de reduzir a febre. Cobertores e mantas, embora o paciente tenha calor, se deve tentar eliminar as toxinas através do suor. Não se esqueça de fazer a mudança de roupa de vez em quando, se estiver muito molhado de suor.
Repouso

Você deve descansar o máximo possível. Enquanto você dorme seu corpo usa toda a sua energia para lutar contra a doença e restaurar o equilíbrio perdido.

Chás

Os medicamentos fitoterápicos são muito eficazes na redução da febre. Infusões e decocções podem ser preparadas para serem tomadas a fim de reduzir a temperatura do corpo.

Uma infusão de manjericão também pode baixar a febre. Você pode até beber suco de manjericão para reduzir a temperatura do corpo. Por outro lado, é eficaz até para crianças. 10 a15 folhas de manjericão, adicione um pouco de água e extraia o suco. Tome a cada 2 a 3 horas com goles de água fria para baixar a febre.

Outra opção, embora talvez um pouco desconfortável para o paciente, é esmagar uma cebola crua até fazer um purê e colocá-la nas meias. Em seguida, vesti-las no paciente. É desconfortável, mas dá um bom resultado. As ervas mais recomendadas para infusão são: pimenta, gengibre, camomila e manjericão.
É sempre aconselhável manter a temperatura abaixo de 39 graus de modo que não devemos deixar a temperatura corporal alta por muito tempo, para não perdermos o controle.

Água

Uma medida muito importante quando a pessoa tem febre é beber muita água para repor as perdas de fluídos do corpo e evitar a desidratação. Além disso, a água potável ajuda a reduzir a temperatura do corpo.

Óleos

Alguns óleos essenciais favorecem a melhora da febre, fortalecem o sistema imunológico e as defesas naturais do corpo. Alguns acabam por ser muito eficazes: óleo de lavanda, alecrim, eucalipto e tomilho, entre outros. Simplesmente embeba um pano em água fria, misturada com algumas gotas desses óleos e coloque na testa da pessoa febril, substitua o tecido quando ficar aquecido. Este tratamento tem um efeito calmante e reduz a temperatura.

Alimentação

É importante não perder de vista que, quando você tem uma febre o corpo está lutando, por isso, é recomendável uma dieta que supere a falta de apetite nessa condição: sopa, legumes e frutas são as melhores escolhas. Você também deve beber muitos sucos e chás.

Especiarias

Algumas especiarias são úteis no tratamento da febre, incluindo açafrão. Basta ferver um copo de água e colocar meia colher de chá do produto. Aguarde poucos minutos e beba como um chá. Sugerimos tomá-lo a cada hora. Outra especiaria muito útil em caso de febre é a cúrcuma. O processo é o mesmo, mas utilizando uma colher de chá da cúrcuma.

Febre Infantil: Cuidados e Remédio Caseiro Para Febre Infantil

O padrão da febre varia de acordo com a idade da criança. Bebês com menos de três meses, com episódios constantes de febre, acompanhado de outros sintomas, devem ser cuidadosamente avaliados pelo pediatra para descartar infecções bacterianas graves.

A temperatura corporal, da maioria dos bebês e crianças, se encontra em 37°C, que pode ser aumentada em alguns décimos por fatores como estar muito agasalhado para ir para cama à noite, depois de jantar recentemente ou quando a dentição está saindo.

No entanto, quando a temperatura excede os 38°C, é necessário que os pais tomem medidas para reduzi-la. É importante que os pais observem o aspecto geral da criança e os sintomas que possui para determinar o que ela tem. Na maioria dos casos, a febre responde a um processo viral como a gripe e quase sempre é benigna; mas em alguns casos, pode ser causada por outras doenças, que se não forem tratadas corretamente, podem desenvolver uma complicação grave.

Enquanto os pais identificam a condição do seu bebê ou sua criança e, se é necessário procurar um médico ou não, não é conveniente negligenciar a febre. Aqui está uma dica para baixar a febre infantil:

Remédio Caseiro Para Baixar Febre Infantil

Compressas e Banho

Coloque compressas ou toalhas umedecidas com água morna na testa, pulsos e panturrilhas.
Dar a criança ou bebê um banho, com água a 2°C abaixo da sua temperatura, e deixar que se refresque lentamente. O banho não deve exceder os 15 minutos.

Massageie suavemente o corpo com uma esponja com água morna e em seguida seque o bebê ou criança com toques leves de modo que possa manter a umidade.

Quando Devemos Levar o Bebê ou Criança ao Pediatra em Caso de Febre?

As vezes os remédios não funcionam, por isso é importante estar ciente da condição do bebê. Quando a febre não diminui o melhor a se fazer, é levá-lo ao pediatra. Vá a um pediatra em caso de:

  • Se o bebê tem de 3 a 6 meses e sua temperatura supera os 39 ºC ou se está com 40 ºC vá imediatamente ao médico independente da idade.
  • Se o bebê está com dificuldade de respirar
  • Se tiver convulsão
  • Se tiver com alguma alergia na pele
  • Se tiver vômitos e diarreia persistentes, com sintomas de desidratação(língua seca, olhos fundos, ausência de saliva).

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.