Os benefícios que o exercício físico e a prática de esportes proporcionam para o nosso organismo são infinitos. Não apenas nos permitem manter em forma e saudável, como também ajuda a tonificar o corpo, queimar calorias, melhorar o sistema cardiovascular, ativar o metabolismo, combater a depressão, ansiedade e estresse mental, fornecem mais energia, uma melhor qualidade de sono e melhora o funcionamento das nossas articulações, entre outras vantagens. Além de levar uma dieta equilibrada, atividade física é o nosso melhor aliado para a saúde.

Numerosos estudos têm demonstrado as maravilhosas propriedades benéficas que o exercício físico proporciona para a saúde. Mas agora sabemos também que correr de forma regular ajuda a viver mais e melhor, ou seja, com uma melhor qualidade de vida. Especificamente, praticar corrida durante uma hora ou duas horas por semana, em duas ou três sessões pode aumentar a longevidade em até 5 ou 6 anos nos homens e até 2 ou 6 anos nas mulheres.

O estudo, que foi conduzido pela Universidade Bispebjerg Hospital, na Dinamarca, mostra que os benefícios deste exercício são percebidos sem a necessidade de se dedicar muito.

Peter Schnohr, chefe do estudo, disse que a execução regular tem efeitos evidentes sobre a longevidade da população, aumentando de forma bastante significativa. Na verdade, os resultados da pesquisa são bastante conclusivos, uma vez que durante o período de acompanhamento (1976 a 2003) houve 10.158 mortes entre os não-corredores e apenas 122 entre os corredores.

O estudo, que começou em 1976, foi realizado em um total de 20.000 pessoas, homens e mulheres entre 20 e 93 anos. O estudo mostra que o risco de morte foi reduzido em 44% nos corredores.

Schnohr também observa que correr regularmente melhora a absorção de oxigênio, reduz a pressão arterial, melhora a função cardíaca, a densidade óssea, função imune, previne a obesidade, melhora a função psicológica, aumenta a sensibilidade à insulina, permite controlar os níveis de colesterol, aumenta e reduz a atividade fibrinolítica da agregação plaquetária.

Para uma inflamação complementar, sugerimos a leitura do artigo “Dicas Para Uma Rotina de Corrida: Ganhar Resistência, Roupas, Alimentação e Dicas Infalíveis“.