A pectina é uma fibra natural que é encontrada nas paredes celulares das plantas e atinge concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Assim, se somarmos aos nossos doces caseiros, o que temos é naturalmente engrossar nossas conservas, adicionando menos açúcar e é muito importante para diminuir o tempo de cozimento, o que significa que a nossa geleia manterá muito mais o sabor de frutas frescas.

A adição de pectina para substituir um método de fervura prolongado, pode chegar até a 50% em relação a geleia com a mesma quantidade de frutas, desde o esgotamento desta é muito menos importante. Mas, com certeza você deve estar se perguntando: se a pectina já está no fruto, por que devemos adicionar mais? Bem, principalmente porque ela não está presente em toda a fruta em grandes quantidades e também a sua proporção depende fortemente, do estado de maturação da fruta, porque quanto mais madura, menor é a quantidade de pectina que a fruta possui.

Como dissemos antes, além do açúcar, a pectina também reage com o ácido do fruto para formar um gel, e, como a acidez não é a mesma em todas as variedades, é conveniente adicionar o suco de limão as frutas quando se está cozinhando, porque se a quantidade de ácido é baixa o que acontece é que a pectina não funciona de forma eficaz.

Tipos de Frutas e Suas Pectinas

É importante saber, antes de preparar as compotas de fruta se a variedade que se usa tem uma grande quantidade de pectina ou baixa. Assim, de acordo com esses valores, vamos classificar as frutas em três grupos, sendo conveniente, se queremos fazê-lo de uma única variedade, ou seja, o que encontramos e se você deve adicionar pectina líquida ou em pó para engrossar.

  • Frutas com muita pectina: principalmente maçãs, mas também limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, etc.
  • Frutas com quantidade de pectina: maçãs muito maduras, amoras, cerejas, toranja, figos, peras, abacaxi e laranjas muito doces.
  • Frutas com baixa quantidade de pectina: pêssegos, damascos, nectarinas, morangos e framboesas, você deve sempre adicionar pectina se quer uma geleia espessa.

Teste de Pectina:

Há um teste caseiro que nos ajuda, a saber, a quantidade de pectina que tem a nossa geleia quando estamos preparando. Para fazer isso, vamos pegar uma colher de chá da fruta cozida, deixar esfriar e adicionar em um frasco de vidro. Despeje sobre ele uma colher de sopa de álcool, agitando a garrafa fechada.

Se a nossa fruta tem muita pectina vai ver que se forma uma massa gelatinosa firme no álcool. Se a pectina da fruta for pouca vai haver algumas pequenas partículas dispersas em álcool, o que indica que a pectina externa deve ser adicionada para tornar a geleia mais grossa.

Como Fazer a Nossa Própria Pectina da Maçã

Você pode fazer em casa e congelar em porções. É uma preparação muito simples a partir de maçãs, que tem uma grande quantidade. Encontre maçãs verdes, cerca de um quilo de maçãs lavadas com pele e sementes e as coloque para cozinhar em um litro e um quarto de litro de água.

Depois de cozido, coe o preparo em um recipiente através de uma peneira onde você coloca um dreno de gaze, ou um pano de algodão e deixe drenando este purê durante a noite. No dia seguinte, você terá um líquido gelatinoso de pectina de maçã caseiro, que como dissemos pode ser congelado em porções. A proporção utilizada será a de 150 mililitros por cada dois quilos de frutos.

Você pode fazer conserva de fruta caseira com o pó de pectina comprado em farmácias, drogarias ou lojas especialistas em produtos de confeitaria. É um produto caro, que normalmente é vendido a granel, mas compensa o resultado e porque pequenas quantidades são necessárias.

Para usá-lo, uma vez que você irá esmagar a fruta no meio da cozedura, polvilhe uma colher de chá de pectina por quilo e meio de frutas e continue cozinhando até engrossar. A melhor maneira de não torná-lo fixo é um coador de metal, polvilhe sobre a fruta cozida, como quando fazemos decorações com açúcar de confeiteiro.

A pectina é considerada por muitos especialistas como um tipo de fibra, e sua função é idêntica a esta, pode não adicionar todos os nutrientes ao nosso organismo, mas é responsável pela remoção de resíduos e toxinas encontradas em nosso corpo. Assim, a pectina é uma boa aliada para manter nosso corpo em perfeito estado.

Para que a pectina aja em nosso organismo e seus efeitos sejam notados você deve comer todos os dias alimentos que contêm um gel. Alguns deles são de cor laranja, maçã, uvas, cenoura, castanha, marmelo…

Como muitas geleias contêm pectina e é adicionada artificialmente a partir da polpa de laranjas e maçãs. Seja como for, deve ser um hábito regular em nossa dieta.