As náuseas são muito comuns e muito incômodas na gravidez e casos graves são acompanhados por vômitos que nos fazem sentir ainda piores. Hoje vamos tentar dar-lhe algumas dicas para que você possa se sentir melhor e desfrutar da plenitude deste momento especial de sua vida.

As náuseas geralmente desaparecem após o primeiro trimestre, embora em algumas gestantes ela se estenda ao longo da gravidez. Cerca de 50% das mulheres grávidas sofrem de náuseas e vômitos, 25% só têm náuseas e os outros 25% não têm este tipo de transtorno.

Ninguém sabe exatamente o que causa as náuseas ou quais são os mecanismos que são ativados, muitos argumentam que é um problema psicológico, mas isso não é privado.

Entre as causas mais comuns que geram as náuseas se encontram: os cheiros e os hormônios. Se você está com fome ou com sono os sintomas podem piorar ainda mais.

Saiba que comer várias vezes em pequenas doses pode melhorar a imagem, e entre os alimentos que você consome devem estar aqueles ricos em proteínas. Experimente alimentos diferentes para ver qual você gosta mais, evite alimentos condimentados. Beba muito líquido.

Meditação pode ajudar a melhorar náuseas durante a gravidez. Existem alguns medicamentos para melhorá-las, mas recomendamos que antes de tomar medicamentos consulte o seu obstetra para que ele recomende um específico para o seu problema.

Acupressura é uma técnica japonesa boa o suficiente para estes casos, vai colocando pressão sobre os tendões. Você deve encontrar um profissional sério e bem capacitado para obter melhores resultados.

Na parte da manhã, recomendamos beber um copo de água ou comer um cookies, você também deve esperar pelo menos 15 minutos entre quando você acorda e se levanta. Não é bom tomar café da manhã com muitas variedades na cama, especialmente quando eles contêm grandes quantidades de proteínas, carboidratos ou açúcares lentos.

Coma pequenas quantidades várias vezes ao dia. Isto não quer dizer que vamos comer o dia todo, mas não realize refeições muito pesadas. Evite o consumo de produtos ricos em gordura.

Outras dicas incluem: controle da respiração, dormir em ambientes ventilados, beber suco de limão com um pouco de açúcar, beber bastante água, chá, não abuse de refrigerantes, consuma gengibre (de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS – é um produto saudável e adequado para evitar as náuseas).