Uma boa nutrição é a chave para uma boa saúde. Você pode melhorar a sua alimentação regular comendo alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, grãos integrais e laticínios desnatados ou com baixo teor de gordura.

Será que vai ser difícil mudar os meus hábitos com relação aos alimentos?

Provavelmente, mas, mesmo pequenas mudanças podem melhorar consideravelmente a saúde. A chave é continuar a optar por alimentos saudáveis e manter contato com o seu médico ou nutricionista para que eles saibam tudo o que você está fazendo. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a melhorar seus hábitos alimentares:

Encontre os pontos fortes e pontos fracos em sua dieta atual. Você come pelo menos 2 frutas ou 2 legumes todos os dias? Você obtém cálcio suficiente? Você come uma refeição regular de grãos integrais ricos em fibras? Se assim for, está no bom caminho! Se não estiver, acrescentar mais à sua dieta tais alimentos.

Mantenha um diário anotando tudo o que você come o que você come e bebe todos os dias. Esse registro vai ajudá-lo a ver se precisa comer mais de algum grupo ou menos de outro (por exemplo, frutas, legumes ou produtos lácteos) ou se você precisa comer menos de um grupo (por exemplo, alimentos processados ricos em gordura).

Pense em pedir ajuda de um nutricionista, se você não tiver feito isso, especialmente se você tem um problema médico que exige que você siga uma dieta especial.

Posso confiar em informações nutricionais que recebo de jornais e revistas?

Os conselhos sobre nutrição e dietas que são obtidos a partir de diferentes fontes, muitas vezes são contraditórios entre si. Você deve sempre consultar o seu médico primeiro. Além disso, mantenha em mente o seguinte conselho:

Na nutrição não há nenhuma “varinha mágica”. Curtas dietas podem ajudar na perda de peso, mas são difíceis de seguir e podem mesmo ser prejudiciais em longo prazo.

Uma boa alimentação não vem em um comprimido de vitamina. Basta tomar uma vitamina e pronto a mágica está feita, não é bem assim.

Comer uma variedade de alimentos é o melhor para seu corpo, de modo a tentar novos alimentos!

As histórias de pessoas que usaram um programa de dieta ou de remedios para emagrecer, especialmente em comerciais de televisão e noticiários são muitas, normalmente, estas pessoas são pagas para recomendar o que a empresa quer vender.

Lembre-se, o peso é recuperado e outros problemas podem ocorrem após alguém ter completado um programa, isso é uma coisa que nunca ouvimos falar nos anúncios.

O que muda na minha dieta?

Quase todos podem se beneficiar da redução da quantidade de gordura. Se você come muita gordura agora tente apenas uma ou duas das seguintes alterações, ou aquelas sugeridas:

Em vez de fritar a carne, grelhar ou cozinhar na grelha. Retire a pele do frango ou peru antes de comer. Comer peixe pelo menos uma vez por semana.

Limite a quantidade de gordura adicionada, como a manteiga ou margarina que você coloca no pão, creme de leite para colocar em batatas assadas e molhos para colocar em saladas. Use as versões com um baixo teor de gordura.

Comer uma abundância de frutas e legumes nas refeições. Leia os rótulos de informação nutricional dos alimentos antes de comprar. Se você precisar de ajuda para entender os rótulos, pergunte ao seu médico ou nutricionista.