O ferro é um micronutriente, do grupo dos minerais e oligoelementos especificamente chamados assim porque são necessárias quantidades muito pequenas. É um dos oligoelementos mais importantes para a saúde, uma vez que é essencial para que o oxigênio atinja cada célula do nosso corpo.

O ferro é parte de uma molécula que contém os glóbulos vermelhos do sangue, a hemoglobina. Essa hemoglobina não pode ser sintetizada, se não houver o ferro.

Portanto, a falta de ferro na dieta provoca uma redução da hemoglobina nas células vermelhas do sangue. A hemoglobina tem a função de transportar as moléculas de oxigênio a partir do ar que entra nos pulmões e vai para o sangue.

Uma vez que o oxigênio está no sangue, ele é recolhido pela hemoglobina (ferro ligado) e por isso é transportado no sangue para todas as células de todos os órgãos. Ao alcançar o tecido o oxigênio é liberado pela hemoglobina para as células passando para que possam obter energia e exercer as suas funções.

Quando há falta do ferro a hemoglobina não é sintetizada o que pode desencadear anemia (especificamente, neste caso, é chamado de anemia por deficiência de ferro). Esta doença é uma deficiência nutricional devido, na maioria das vezes, a falta de ferro na dieta, comumente por não comer alimentos ricos neste mineral. Pode ocorrer também perdas do ferro pelo corpo por ingerir um valor em excesso do que o nosso corpo precisa ou como pode ocorrer em mulheres com grande perda de sangue na menstruação, hemorragias ou sangramento devido a outras doenças.

Finalmente, existe um caso especial e é a anemia que ocorre quando as exigências de ferro são maiores do que a ingestão deste mineral. A última ocorre em mulheres durante a gravidez, o feto necessita de ferro (de formação do sangue) e a mãe também (o volume de sangue aumenta) e não há um aumento paralelo na quantidade de ferro ingerida na dieta.

Quando deve-se adicionar o ferro na dieta?

Só é necessário quando você tem baixos níveis de ferro no sangue (ou baixos níveis de hemoglobina no sangue) por qualquer motivo. Em condições normais, tendo uma dieta equilibrada e variada, é necessário apenas obter quantidades suficientes para atender a síntese de hemoglobina. Também é recomendada a ingestão de suplementos de ferro durante a gravidez, já que naturalmente a nossa dieta não atinge os níveis recomendados deste mineral.

Os grupos populacionais que necessitam de ingestão deste elemento essencial são múltiplos: assim, é importante a ingestão de ferro para as mulheres durante a gravidez e nos primeiros estágios de crescimento rápido, como a infância e a adolescência. É também importante na fase após o nascimento porque o leite materno é um alimento que contém baixas quantidades de ferro e de produtos lácteos, em geral, a não ser que eles sejam suplementados com este mineral. Além disso, se as crianças cuja a mãe teve durante a gravidez baixos níveis de ferro é mais importante a ingestão desse mineral pelos bebês.

Campeões de Ferro

Alimentos têm ferro em duas formas diferentes, uma forma orgânica que é chamada de ferro “heme”, isto é encontrado nos alimentos de origem animal, especialmente carne vermelha (cor vermelha é devido a um pigmento que tem o músculo de animais chamado mioglobina e tem ferro desta forma “heme”) e alguns peixes. Carnes brancas, mas também têm menos (frango e coelho). Este ferro é rapidamente absorvido no intestino e passa para o seu sangue.

Legumes, cereais integrais e leguminosas, especialmente (lentilhas) e alguns vegetais (espinafre e acelga) têm quantidades significativas de ferro, embora menor do que aqueles que contêm alimentos de origem animal. Os legumes que contêm ferro são chamados de “não-heme”. Este ferro é muito fracamente absorvido no intestino. Para melhorar a absorção intestinal de ferro a partir de vegetais, deve acompanhar outros alimentos ricos em vitamina C, comidos na mesma refeição, como citros (laranja, limão, tangerina, limão, etc.).

Efeitos Colaterais x Excesso

Quais são os efeitos colaterais de uma dieta muito rica em ferro? O ferro tem um complexo metabolismo no corpo e é a sua absorção e armazenamento são muito bem regulados. No entanto, o excesso de ferro no corpo é armazenado em vários tecidos pode causar danos (tais como o fígado, pâncreas e rim).

A doença ocorre apenas em indivíduos suscetíveis, o que é hemocromatose. Até mesmo a overdose de ferro pode provocar aterosclerose e problemas cardíacos. Além disso, o excesso de ferro, tomando suplementos de forma inadequada pode causar problemas de constipação.

Água Com Ferro?

Historicamente, tem sido dito que as águas de fontes de ácidos têm propriedades medicinais, e alguns até aumentam o apetite. De acordo com os peritos de o Instituto de Tecnologia Alimentar e Nutrição, águas ferruginosas são aqueles que têm uma elevada concentração de ferro como o seu nome sugere. É a água que tem sido usado como fontes termais em vários spas em todo o mundo. Esta água, além de ser uma fonte de ferro, é usada para problemas nas articulações, constipação e hepatobilares. Mas seu sabor não é agradável, isso a torna imprópria para o consumo regular como fonte alimentar de ferro.