Sempre recomendamos uma dieta incluindo pelo menos duas refeições por semana de legumes. Este tipo de alimento é muito energético, rico em proteínas e fibras, mas pobre em gordura. Os vegetais são carboidratos complexos que aumentam a sensação de plenitude, de modo que a fome diminui, essa é uma boa dieta para melhorar o trânsito intestinal.

As leguminosas são grão de bico, lentilhas, feijões e ervilhas, e têm sido tradicionalmente parte da dieta mediterrânea, mesmo injustamente sido associada com “comida ruim”, por isso as novas tendências econômicas e culinárias colocam esses alimentos como “sofisticados”.

A verdade é que comer vegetais apenas nos fornece vantagens. A elevada quantidade de fibras melhora a atividade intestinal e ajuda a prevenir o câncer. É um alimento altamente recomendado em dietas para diabéticos, porque eles contêm fibras e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando os altos e baixos como fazem outros alimentos pobres em fibras.

Os Legumes Também Melhoram o Trânsito Intestinal

Outro tesouro são os legumes que contêm ácido fólico, tão necessário para o crescimento do tecido, e para saúde, especialmente recomendado durante os primeiros meses de gravidez, como medida para evitar possíveis defeitos congênitos no feto, tais como espinha bífida. Além disso, para as mulheres é particularmente interessante devido à ingestão de alimentos com fitoestrogênios, que se traduz em uma barreira protetora contra o câncer de mama e um regulador natural do ciclo menstrual.

As leguminosas ajudam na circulação e na prevenção de doença cardíaca coronária devido à quantidade de folato que contribuem para o sangue.

Apesar de todas as vantagens, algumas pessoas são relutantes no consumo, porque isso pode causar flatulência ou digestão lenta, mas tem uma solução, seu consumo deve ser gradualmente incorporado na dieta. E devemos banir o tabu de que legumes são alimentos para o inverno, existem muitas receitas de legumes em saladas para os meses mais quentes do ano.

Para conhecer algumas receitas nas quais você pode adicionar legumes, recomendamos a leitura:

Salada Light de Laranja e Legumes

Hambúrguer Light de Arroz e Legumes – hambúrguer de legumes light

Sucos de Vegetais, Legumes e Verduras para Emagrecer