Enquanto a obesidade é um fator de risco, a perda de peso rápida não é adequada. Segundo a Fundação do Coração Espanhola (ESF) deve-se tomar cuidado com as dietas que prometem perder peso inferior a 1 quilo por semana e que esta diminuição afeta a saúde do coração e aumenta a probabilidade de doenças cardíacas.

Hoje em dia, especialmente durante o verão, há uma grande oferta de dietas ricas em proteínas que causam efeitos rápidos e prejudiciais para a saúde. Portanto, o FEC observou que as dietas que promovem a perda de mais de 1 quilo por semana, podem afetar negativamente a saúde do coração.
Dietas ricas em proteínas podem causar a perda de líquidos, a desidratação de potássio e de sódio (mineral essencial para o sistema cardiovascular), elevar os níveis de colesterol e, portanto, causar doenças cardíacas.

Além disso, a perda de peso ocorre em detrimento da massa muscular, que por sua vez pode ter efeitos deletérios no músculo cardíaco.
Portanto, é importante estar atento e fazer uma dieta, não apenas por uma questão de estética, mas também uma questão de saúde.
É importante a realização de uma dieta equilibrada e saudável, que é distribuída em 5 ou 6 refeições que contenham alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 e alimentos ricos em fibras.

Por outro lado, é aconselhável comer alimentos de baixo teor de gordura ou sem gordura, como laticínios, carne vermelha sem gordura, frango sem pele visível ou peru.

Além destes alimentos sugeridos para perder peso sem prejudicar o coração, é importante saber quais alimentos não devem ser consumidos, entre os quais estão biscoitos, salgadinhos, bolos, doces, açúcar, frituras, bebidas, manteiga, margarina, alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas (exceto vinho).

A perda de peso pode ser uma ação saudável ou prejudicial para o organismo, especialmente o coração. Depende apenas de tomarmos o caminho certo, ir ao médico e programar uma dieta lenta mas seguramente, sem arriscar a saúde do coração.