Quanto à dieta é importante conhecer os diferentes alimentos e nutrientes que a compõem. Trata-se de entender o que realmente engorda. O que engorda é mais do que carboidratos, gorduras, açúcar ou farinha? As respostas a estas perguntas servirão para você saber quais alimentos deve selecionar, quanto e o que acontece quando você consome.

A comida é basicamente composta de três macro nutrientes: gorduras, carboidratos e proteínas. Mas qual desses mais engorda e se falamos de alimento, o que engorda mais do que açúcar ou farinha.

Primeiro comparando os carboidratos com as gorduras: 1 grama de carboidrato fornece 4 calorias, 1 grama de gordura fornece nove calorias. Isto é, se nos referimos especificamente as calorias que você consome cada macro nutriente pode ser visto mais gordo do que gordura.

Mas você deve ter em mente que o consumo excessivo de carboidratos, especialmente aqueles que são simples, pode ser utilizado para a formação de lipídios orgânicos. Portanto, para a mesma ingestão de carboidratos, gordura. Mas se a ingestão de carboidratos é excessiva em relação à gordura, elas fornecem mais calorias e mais gordura.

Além disso, se queremos saber se o açúcar ou farinha é gorda, é necessário estabelecer semelhanças e diferenças. Neste caso, ambos os alimentos fornecem carboidratos, mas as refeições têm outros nutrientes, como proteínas e algumas gorduras. Outra diferença é que o açúcar é absorvido diretamente e se consumido em excesso é usado pelo corpo para formar gordura. Em vez de farinha, especialmente se for integral tem outras substâncias que podem interferir com a absorção de gorduras e açúcares simples, como a fibra.

É importante notar que a farinha branca ou refinada tem pouca ou nenhuma fibra, consumi-la de forma excessiva pode causar ganho de peso, como o açúcar.

Conclusão

Além de calorias ou o consumo de nutrientes e alimentos, o que engorda é mais do que a quantidade que você consome. Embora as gorduras forneçam mais calorias, se você comer pequenas quantidades da mesma, não comerá o suficiente de carboidratos, provavelmente engordará. Isso não significa que a gordura engorda menos, mas consuma menos. O mesmo raciocínio aplica-se ao açúcar e farinha, especialmente se eles são refinados.