O óleo de manjericão pode ser introduzido sem problema em nossa dieta, mas além de servir para preparar pratos também conta com outras propriedades. Em Saúde Dicas te contamos agora como utilizá-lo e tirar o máximo proveito de suas propriedades em próprio benefício.

O Que É o Óleo de Manjericão?

A planta manjericão é muito conhecida tanto a nível gastronômico como por suas propriedades medicinais. Em sociedades antigas descobrimos que já era muito utilizada para fins tão frequentes como o alívio da tosse ou membranas mucosas, também para combater doenças de pele e constipação.

A planta de manjericão é popular em todo o mundo, embora seja originária da Ásia tropical e ilhas do Pacífico, a planta é uma erva anual peluda que cresce até 1 metro de altura.

Propriedades e Benefícios do Óleo de Manjericão

As flores variam do branco ao rosa, dependendo da espécie e atraem enxames de abelhas no verão. O manjericão é uma erva muito favorecida na Índia, já que é considerada sagrada para Krishna e Vishnu, e as folhas costumam ser mastigadas antes de participar em cerimônias religiosas.

Diz-se que tem qualidades protetoras, por isso que muitos índios a colocam em seu peito para descansar. Também é usada na medicina aiurvédica e chinesa.

O óleo de manjericão tem diversos compostos químicos que incluem a-pineno, canfeno, b-pineno, mirceno, limoneno, cis-ocimeno, cânfora, linalol, chavicol metilo, y-terpineol, geraniol, eugenol e cinamato de metilo.

Conta com muitas propriedades que, em seguida, vamos ver, embora seja importante saber que durante a gravidez é recomendado evitar o consumo de óleo de manjericão, já que pode favorecer o surgimento de contrações.

Leia também: "Manjericão: Propriedades e Benefícios Medicinais do Manjericão".

Propriedades e Benefícios do Óleo de Manjericão:

Uma planta que oferece uma vasta gama de possibilidades medicinais graças aos seus nutrientes, é uma fonte de vitamina A, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Dentre todas as propriedades que têm esta planta vamos destacar as seguintes:

Alívio da Dor.

O óleo de manjericão tem efeitos analgésicos. Usado de forma tópica é benéfico em caso de contusões, artrite, feridas, lesões esportivas, entorses e dores de cabeça.

Favorecer a Função do Sistema Digestivo:

O óleo de manjericão foi usado como um tônico digestivo. O manjericão possui propriedades carminativas benéficas para tratar a indigestão, constipação, dor de estômago e flatulência.

Alívio do Frio: No inverno, quando as temperaturas caem, uma massagem com óleo de manjericão é um bom alívio para o frio, ideal para prevenir frieiras. Seu efeito melhora a circulação e contribui para reduzir a sensação de dormência; por sua vez, pode ser usado para dar massagens em casos de gripe, constipações ou resfriados.

Alívio da Tosse: Benéfico para a tosse e outros problemas respiratórios, como asma ou bronquite. Podem-se tomar várias colheres de sopa por dia para melhorar a tosse.

Bactericida e Antiviral: Óleo de manjericão é benéfico quando existem cortes ou arranhões na pele, diante de infecções cutâneas, infecções da bexiga. Sua utilização também é benéfica para as infecções por vírus, assim como as infecções causadas por feridas e para as infecções virais que atacam o corpo e podem entrar no corpo através de outras feridas.

Contra as Picadas: O óleo essencial de manjericão também é um bom tratamento para a coceira das picadas e picadas de abelhas, insetos e inclusive cobras.

Facilita a Circulação Sanguínea: Em caso de varizes, pernas cansadas ou transtornos da circulação, a massagem com óleo de manjericão contribui para melhorar a circulação sanguínea.

Para a Beleza da Pele: O óleo de manjericão usado de forma tópica após o banho ajuda a melhorar a elasticidade e suavidade da pele. Como máscara pode ser usada uma vez por semana sobre a pele e o cabelo, nutre e proporciona luminosidade.

Contra o Estresse: O óleo de manjericão consegue um efeito refrescante, a massagem contribui para o relaxamento, melhora o estado de fadiga mental. O óleo de manjericão é muito popular na aroma terapia para ajudar a relaxar.

Tontura e Vômitos: O óleo de manjericão é benéfico para evitar os efeitos da tontura e os vômitos em geral. Podem-se tomar várias colheres de sopa antes de empreender a viagem, já que o óleo essencial de manjericão é usado para prevenir os vômitos, particularmente quando a fonte de náusea é a doença de movimento, mas também muitas outras causas.

Saúde dos Olhos: É oftálmico e pode aliviar rapidamente os olhos vermelhos.

Você já viu as muitas propriedades e benefícios que pode ter óleo de manjericão, de modo que se deseja tomá-lo ou aplicá-lo para algum dos problemas indicados, recomendamos que você prepare em casa o seu próprio óleo, seguindo os passos da receita que te explicamos abaixo.

Receita de Óleo de Manjericão:

Para preparar o óleo de manjericão caseiro você precisará das folhas de manjericão, pois as que têm todas as propriedades medicinais. Este se obtém por destilação do vapor de água das flores de manjericão, no entanto, também pode ser fabricado óleo de manjericão com a base do azeite de oliva, alho e ramos de manjericão.

Ingredientes

  • Ramos de manjericão fresco (4 ramos)
  • Um litro de azeite de oliva de sabor suave
  • 2 dentes de alho

Como Preparar: Amassamos os dentes de alho com a sua pele. Na garrafa de azeite de oliva se retira aproximadamente meia xícara de óleo, introduza os ramos de manjericão e, em seguida, os alhos. Tampe, deixe em um local escuro e seco, durante um mês.

Usos do Óleo de Manjericão:

O óleo de manjericão é um óleo muito benéfico e pode ser útil não apenas para dores de cabeça e enxaquecas, também tem um efeito estimulante sobre a depressão.

É eficaz nos transtornos digestivos, que vão desde náuseas até soluços, e para infecções do trato respiratório. É útil para as picadas de vespas e de insetos, especialmente as de mosquitos.

Queimadores e Vaporizadores: Na terapia de vapor, o óleo de manjericão pode ser usado para enxaquecas, dores de cabeça e para ajudar a aumentar a concentração e limpar a mente.

Misturado no Banho: Adicionar o óleo de manjericão para um banho quente pode ajudar a aliviar gota e artrite, assim como dores musculares e cólicas menstruais.

Óleo de Manjericão Combina Bem Com: Embora todos os óleos essenciais se misturem bem com os demais, o óleo de manjericão combina especialmente bem com óleos, como: bergamota, pimenta preta, madeira de cedro, erva-doce, gengibre, gerânio, toranja, lavanda, limão, Neroli e Verbena.

Precauções Com o Óleo de Manjericão:

Embora o óleo de manjericão normalmente estimule em excesso pode ter um efeito brutal e como já mencionado não deve ser utilizado durante a gravidez ou em crianças menores de 16 anos.

Dado que pode irritar a pele sensível, deve ser usado com precaução em pessoas com peles sensíveis.

Para conhecer alguns remédios caseiros elaborados com manjericão, recomendamos a leitura do artigo "Manjericão: Remédios Caseiros com Manjericão".