O vírus da varicela (Catapora) geralmente apresenta vários sintomas, incluindo o aparecimento de pequenas saliências por todo o corpo que costumam causar muita coceira e ardor, por vezes tornando-se insuportável.

Coçar não é recomendado, embora o corpo clame por isso. Assim, ao longo da história foram criados muitos remédios para evitar essas coceiras tão irritantes, ou pelo menos para aliviar a coceira da Catapora por um tempo.

Como sempre a sabedoria popular, por vezes, nos ajuda a passar os maus momentos que causam os sintomas de algumas doenças.

Remédio Caseiro Para Aliviar a Coceira da Catapora

Bicarbonato de Sódio

Basta adicionar duas xícaras de bicarbonato de sódio na banheira com água morna. O paciente deve ficar na banheira e esfregar, muito suavemente o corpo. Não se coçar, basta ir esfregando suavemente o corpo com uma esponja. Devemos banhar o paciente a cada 8 horas com este remédio.

Tratamento Caseiro Para Catapora

Vinagre de Vinho

Se preferir outro método, podemos acrescentar a água do banho uma xícara de vinagre de vinho e siga os mesmos passos. Este método também é muito eficaz, mas o cheiro é um pouco desagradável.

Vitamina E

Para evitar que a pele fique com cicatrizes uma boa ideia é usar um creme rico em vitamina E. Como um reparador da pele vai melhorar nas áreas afetadas. O óleo de rosa mosqueta é também um bom remédio para cicatrizes e marcas na pele.

Coentro

Coentro é uma erva rica em compostos orgânicos benéficos que ajudam a acelerar o processo de cicatrização da catapora. Um remédio muito popular conhecido em muitos países para tratar a catapora é a sopa de cenoura e coentro.

Mel

O mel é rico em compostos naturais que reduzem a inflamação e a irritação da pele. Além disso, é um antibacteriano natural. Aplique mel diretamente sobre as marcas de catapora, deixando repousar por alguns minutos e enxague.

Aveia

A farinha de aveia em uma banheira com água quente é ideal para reduzir a irritação e acelerar o processo de cicatrização da catapora.

Óleo Essencial de Sândalo

O óleo essencial de sândalo é antiviral e antibacteriano, o que o converte no remédio ideal para a catapora. Podemos combiná-lo com a água quente da banheira ou aplicá-lo topicamente misturado com outros cremes ou remédios. O óleo de sândalo melhorará a saúde da nossa pele, reduzirá a inflamação e nos protegerá contra infecções secundárias causadas pela catapora.

Jasmim

As flores e folhas da planta jasmim são comumente usadas como remédio natural contra a catapora (seja em forma de banho ou chá). Apenas temos que colocar as folhas em um bule de chá (para preparar uma solução que possa ser aplicada durante o dia) ou na banheira (para tomar banho).

Os compostos naturais do jasmim são anti-inflamatórios e aliviam significativamente a coceira e a irritação provocada pela catapora.

Aloe Vera

Misture em 1 litro de água fria, o gel de aloe vera e 5 xícaras de água de rosas e molhe um pano de algodão com esta preparação. Passe frio pela pele para aliviar a coceira e inflamação.

Lave e retire a polpa de uma folha de aloe vera e coloque em um recipiente que contenha 50 ml de glicerina e 5 gotas de essência de lavanda. Bata até obter uma pasta homogênea. Aplique sobre as marcas de varicela para facilitar o processo de regeneração da pele de tal forma que se elimine prontamente as marcas.

Recomendações Para Pessoas Com Catapora

Não Se Exponha ao Sol

Uma pessoa com catapora não deve tomar uma dose de sol especialmente quando aparecem as bolhas, já que pode piorá-las. Inclusive quando a varicela terminou, a pele permanece particularmente vulnerável às queimaduras solares durante um ano. Por isso, você deve garantir a aplicação do protetor solar quando se expuser diretamente ao sol.

Cortar as Unhas

Corte as unhas das crianças com varicela e coloque luvas no momento de dormir, para evitar, assim, que as úlceras se infectem e fiquem cicatrizes permanentes.

Use Roupas de Algodão

Use roupas de algodão fresco, já que é menos irritante do que outros tecidos. Neste sentido, recomenda-se que as crianças com varicela usem pijamas com mangas longas e calças compridas para evitar que se arranhem.

Recomendações Preventivas Para Evitar a Catapora

Aplicar a vacina contra a catapora para as pessoas que não tiveram e que vivem ou trabalham com pessoas que correm um enorme risco de contrair o vírus, como aquelas com sistemas imunológicos fracos (por exemplo, qualquer pessoa com HIV ou AIDS, leucemia ou que esteja submetida a tratamento com medicamentos imunossupressores, como a quimioterapia).

Evite o contato das pessoas doentes com mulheres grávidas que não tiveram varicela, especialmente se estão no primeiro trimestre de gestação, porque é quando o feto tem maior risco de sofrer malformações.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.