Estamos em férias e temos certeza que você quer aproveitá-la ao máximo. Mas, para aproveitá-las, podemos controlar os excessos na dieta.

Algumas dicas simples podem te ajudar a fazer isso:

  • Verificar a ingestão de bebidas alcoólicas. A cerveja no bar da piscina pode ser boa, de acordo com estudos recentes que falam sobre o seu potencial hidratante, mas, tomada em níveis elevados, é muito prejudicial para o nosso equilíbrio. Um grama de álcool deveria queimar no corpo, 7 Kcal, para uma quantidade ideal máxima supõe-se uma média de 280 Kcal de álcool + calorias para a bebida, se não for light.
  • Aumentar a ingestão de frutas, verduras, que contribuem com quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes em algumas quilocalorias.
  • Leve produtos à base de cereais, principalmente grãos (arroz, macarrão, pão) o que permitirá colher os benefícios da fibra sobre os riscos de câncer do aparelho digestivo e saúde cardiovascular, e melhorar os hábitos intestinais para evitar a prisão de ventre e ajudando a perda de peso.
  • Manter a hidratação adequada, com ingestão de líquidos suficientes, algo que vai te beneficiar no calor excessivo.
  • Limite a ingestão de alimentos ricos em gordura (carnes gordas, leite integral e queijo em particular), gordura trans (frituras e embutidos), sal e alimentos altamente calóricos e saturados.
  • Ingestão significativamente moderada de alimentos ricos em açúcares refinados e que não contêm outros nutrientes, como doces, balas, sorvetes, doces, etc. Além de fornecerem calorias diminuindo a qualidade nutricional da sua dieta propiciam o aumento do peso. Gelados e sorvetes são substituíveis.
  • O exercício diário, por exemplo, caminhar durante uma hora a um ritmo constante de cerca de 6 km/hora. Aproveite para passear durante as férias.
  • Leia também: “Benefícios do Esporte nas Férias“.

  • Comer devagar e evitar o estresse durante as refeições.
  • Não se alimente com grandes refeições, por isso devemos comer alimentos em pequenas quantidades, pelo menos, 5 vezes por dia. Dê particular importância para se alimentar com um bom café da manhã.
  • Durma 7-8 horas por dia.

Não deixe de aproveitar as suas férias, mas faça com responsabilidade. Não é necessário abdicar de todas as diversões do seu tempo livre para manter-se saudável. É possível manter-se saudável paralelamente a uma diversão.