Adoçantes são substâncias feitas para adoçar os alimentos. Podem ser naturais ou sintéticos. São classificados de acordo com seu conteúdo energético como calóricos e não calóricos.

Adoçantes Calóricos

Este grupo contém a sacarose, frutose e polióis (sorbitol, manitol e xilitol).

A sacarose é o açúcar de mesa. Extrai-se a partir da beterraba ou da cana de açúcar, e também é encontrado naturalmente em alguns frutos. É um ingrediente de base para a produção de produtos de padaria, pastelaria, xaropes e refrigerantes. O açúcar é utilizado como um padrão de doçura. Considerado o adoçante mais utilizado atualmente. Cada grama fornece 4 calorias.

A frutose é o açúcar das frutas e mel, é uma vez e meia mais doce que a sacarose e seu poder calorífico é igual (4 kcal por grama). Vem sob a forma de um edulcorante de mesa nos alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos. Apesar de ter um alto poder adoçante não é recomendado para o uso em grandes doses, pois pode aumentar as concentrações de colesterol total e de LDL, mas não há nenhuma razão para limitar os alimentos que contêm naturalmente essa substância.

Os polióis são, em muitos casos, os adoçantes naturais contidos em alguns frutos, e que podem ser industrializados. São usados como adoçantes em gomas de mascar e doces. O sorbitol é o álcool de açúcar e contribui para 4 kcal/g.

Não parece oferecer vantagens sobre outros adoçantes e quando consumido em excesso pode ter um efeito laxante.

Açúcar e mel: O açúcar é a sacarose extraída da cana de açúcar ou da beterraba. É a principal fonte de energia na dieta do homem moderno. Este é um hidrato de carbono puro, fornece 4 kcal/g. Não contém outros nutrientes. O açúcar castanho contém fibras e sais minerais, mas em quantidades dificilmente discerníveis.

O mel é uma mistura especial de glicose e de frutose produzida pelas abelhas, juntamente com uma pequena proporção de vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e substâncias aromáticas, mais ou menos voláteis. Tem quase o mesmo valor energético do açúcar.

O açúcar pode ser consumido na forma cristalina como adoçante em chás, como ingrediente em refrigerantes, em sorvetes, vinhos, licores, doces, sobremesas lácteas (creme, pudim, iogurte), compotas, marmeladas e na preparação de pratos culinários incomuns (carne doce).

Tanto o açúcar como o mel são fontes de energia rápida e facilmente assimiladas pelo organismo. A ingestão de açúcar proporciona uma rápida explosão de glicose para o corpo, que é essencial para a funcionalidade celular. Ingestão de mel proporciona um consumo elevado de frutose, o que se torna essencialmente um glicogênio, um processo que não requer a ação da insulina. No entanto, o elevado teor de glicose no mel, faz com que seja contra indicado para pacientes diabéticos. Fornece um sabor único que nos ajuda a comer outros alimentos.

Embora o mel contenha vitaminas e minerais que não são encontrados no açúcar, os valores são tão pequenos que eles são importantes em termos de necessidades diárias.

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Adoçantes Não Calóricos

As moléculas que são quimicamente fabricadas têm um alto poder adoçante e, enquanto alguns fornecem calorias, geralmente usados em quantidades tão pequenas que a sua contribuição para a energia é insignificante. São sacarina, ciclamato e aspartame. São muito utilizados pela população.

O adoçante sacarina é 300 a 500 vezes mais potente do que a sacarose, o sabor é amargo e é estável a qualquer temperatura, de modo que no cozimento podem ser usadas doses usuais e não tem efeitos negativos para a saúde. O seu consumo é o mais difundido, mas aconselha-se que não exceda 2,5 mg/kg/dia (1 grama para adultos e 500 mg no caso das crianças).

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O aspartame é uma substância 200 vezes mais doce do que a sacarose, possui um valor calórico insignificante, é sensível ao calor e não podem ser usadas na preparação de pratos de culinária. Seu uso é contra-indicado em uma doença como a fenilcetonúria e restrito em mulheres grávidas e crianças muito jovens.