Nos últimos anos, a importância das algas comestíveis se tornou conhecida graças às dietas macrobióticas. As algas são um alimento altamente nutritivo, muito rico em vitaminas e minerais. Além disso, muito tem sido falado sobre as propriedades redutoras das algas marinhas, que as convertem em aliadas no momento de emagrecer.

Algas Marinhas Comestíveis

Dentro das algas marinhas comestíveis encontramos, fucus, kelp, nori, spirulina, etc. Estes estão compostas por vitamina B12, vitamina E, minerais como cálcio, magnésio, iodo, potássio. São um alimento rico em proteínas, carboidratos e têm um conteúdo muito baixo de ácidos graxos saturados, sendo enraizados nestes e outros componentes a importância das algas comestíveis.

Algas Comestíveis Para Emagrecer

Leia também: "Por Que Incluir Algas em Nossa Dieta?".

Algas Marinhas para Emagrecer

As algas marinhas comestíveis são consideradas um dos excelentes produtos naturais para emagrecer. As propriedades redutoras das algas marinhas são baseadas em:

  • São saciantes. Na verdade, são um alimento que dá um alto valor de saciedade, já que ao entrar em contato com a água, aumentam de volume.
  • Estimulam o trânsito intestinal ou peristaltismo, graças ao seu conteúdo em mucilagem, um tipo de fibra. Desta forma, ajudam a eliminar toxinas e resíduos.
  • Atuam regulando a glândula tireoide, devido ao alto teor de iodo.
  • Reduzem o apetite, devido ao seu alto teor de fenilalanina, um inibidor do apetite.
  • Ajudam na formação de glóbulos vermelhos.
  • Desintoxicam naturalmente, ajudando no caso de intoxicação por chumbo, arsênico, etc., para eliminar esses metais do organismo.
  • São antioxidantes devido ao alto teor de vitamina E.

Onde Comprar Algas Comestíveis

Em qualquer caso, a classificação das algas, distingue as algas comestíveis das não comestíveis. Geralmente, você poderá conseguir algas comestíveis em forma de cápsulas ou desidratadas em farmácias, lojas de produtos naturais ou casas especializadas em produtos naturais.

Estas algas comestíveis podem ser consumidas com dois copos de água, meia hora antes de começar a comer, e dessa forma dará ainda mais poder saciedade.

Você deverá ter em mente que algumas delas têm um alto teor de sódio, e se você é hipertenso, deverá escolher as algas de água doce em vez das algas de água salgada. Diante de qualquer dúvida, não hesite em consultar o seu médico.

Leia também: "Algas Marinhas: Benefícios, Propriedades e Receitas Saudáveis".

Tipos de Algas Comestíveis

Entre as algas marinhas para emagrecer, você pode aproveitar as que mencionamos a seguir, já que suas comprovadas propriedades redutoras farão maravilhas, se forem incluídas habitualmente em sua dieta.

  • Alga spirulina. Uma das mais consumidas é a alga spirulina. As propriedades da spirulina a convertem em um alimento ideal para incluir em uma dieta para tratar o hipotireoidismo, já que, entre outras coisas, é uma excelente fonte de iodo.
  • Alga fucus. Outra das algas que fornecem benefícios para a sua dieta de emagrecimento são as algas fucus.
  • Algas wakame. As algas wakame são, sem dúvida, um maravilhoso presente do mar que pode te ajudar a perder peso comendo saudável e de forma rica. Suas propriedades saciantes, diuréticas e depurativas são espetaculares. Não pare deixe de incluí-las em sua dieta!
  • Algas nori. Por último, não queremos deixar de compartilhar as propriedades para queimar as gorduras das algas nori, precisamente aquelas usadas para preparar sushi, um delicioso prato, totalmente adequado para dietas com baixas calorias.
  • Quais algas você consome habitualmente?