As ameixas secas são uma boa fonte de nutrientes essenciais, tais como vitaminas, minerais, fibra dietética e não contém gordura saturada, apenas uma pequena quantidade de gordura insaturada e podem ajudar a reduzir o colesterol total e o risco de sofrer doença cardiovascular.

Propriedades e benefícios das ameixas secas

Devido ao fato de que a maior parte da água se elimina no processo de desidratação, uma xícara de ameixas secas contém 418 calorias, que vêm principalmente dos carboidratos, e são ricas em fibra. Uma xícara contém 12,4 gramas, que fornece 44% do valor diário para as mulheres e 36% para os homens.

Grande parte do conteúdo de vitamina C é perdida quando são ameixas secas. Uma xícara de ameixas contém apenas 1 mg de vitamina C, que proporciona menos de 2% do valor diário, mas proporciona 25% de B2, 20% de B3, 15% de B5 e 27% de B6. Todas estas vitaminas do complexo B apóiam o sistema nervoso e ajudam no metabolismo.

Também uma xícara de ameixas secas fornece 86% da vitamina K para ajudar na coagulação sanguínea e 8% de vitamina A, para manter uma visão saudável. Podemos dizer que as ameixas secas contêm quantidades maiores de todos os minerais.

Uma xícara fornece 18% de magnésio, 17% de fósforo, 54% de cobre, 23% de manganês e 27% de potássio.

Efeitos colaterais das ameixas secas:

Comer grandes quantidades de ameixas secas pode causar efeitos gastrointestinais desagradáveis, como inchaço e gases, mas comer quantidades moderadas de ameixas secas distribuídas durante todo o dia, pode ajudar a prevenir o excesso de flatulência.

As propriedades laxativas das ameixas fazem com que comer ameixas secas todos os dias, durante longos períodos de tempo, possa conduzir a sofrer de diarreia crônica, também pode fazer com que o sistema digestivo torne-se dependente, então quando você deixa de comê-las, pode experimentar sintomas de abstinência temporária, incluindo prisão de ventre, retenção de água e ganho de peso.