Certamente você já ouviu mais de uma vez sobre os benefícios da fibra para o emagrecimento. Você sabe que é bom para o movimento do intestino, para a limpeza do corpo, absorver e arrastar a gordura e também pelo seu efeito saciante, entre outras coisas. No entanto, qualquer tipo de fibra tema mesma função? Claro que não.

Existem dois grupos principais de fibras, solúveis e insolúveis. Embora em ambos os casos, ambas sejam boas para a perda de peso, cada uma tem as suas respectivas funções, vale a pena saber qual é a finalidade de cada uma delas e em quais os alimentos é possível encontrá-las. Você só tem que ler o artigo e assim vai esclarecer todas as suas dúvidas.

As Diferenças Entre as Fibras Solúveis e Insolúveis

Estas São as Diferenças Entre a Fibra Solúvel e Insolúvel:

Fibra solúvel: É composta principalmente de substâncias, tais como goma, pectina e mucilagem. Todas são de origem vegetal e podem ser encontradas em frutas e vegetais de todos os tipos, que são detalhados a seguir. A sua função principal é a de retardar a absorção de glicose e de hidratos de carbono. Gera o efeito de saciedade e também atua favoravelmente para a geração da flora intestinal. A fibra solúvel deve ser consumida mais ao longo do dia, mais do que as insolúveis. Não é o tipo de fibra que é recomendado se você quiser lutar contra a constipação.

A fibra solúvel pode ser encontrada em muitas frutas e legumes de todos os tipos. Maçã, frutas cítricas (laranja, limão, amoras, etc.), leguminosas, cereais integrais (aveia, cevada) e muito mais. Não hesite em incorporar diariamente em boas quantidades.

Leia também: "Alimentos Com Mais Fibras e Menos Calorias".

Fibra insolúvel: Esta fibra, insolúvel, tem como principal característica ser a que mobiliza o trânsito intestinal. Ela é composta principalmente de celulose e lignina, que é capaz de ativar o movimento digestivo, alcançando assim um processo de tratamento mais bem-sucedido e também combate os problemas de constipação. Também pode ser encontrada em praticamente todas as plantas, na casca de sementes, em alguns vegetais, nas crucíferas, em cogumelos e muitas outras coisas.

A fibra insolúvel precisamente não degrada da mesma maneira que a fibra solúvel. É por isso que você vai eliminar naturalmente todo o conteúdo da fibra insolúvel. É capaz de absorver a água, o que ajuda a manter as fezes mais macias e com maior volume.

Para mais informações, você pode procurar uma tabela de alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis e comparar todos os alimentos, e assim escolher quais os alimentos mais adequados para inserir a sua dieta.