A dieta de Okinawa é a maneira tradicional de comer dos povos nativos de Okinawa, no Japão e que oferece aos seus consumidores uma vida útil longa.

Esta dieta oriental combina uma série de características saudáveis, incluindo a ingestão de calorias, algas e consumo de fito estrogênios, que se encontra em tubérculos, como batata doce e derivados da soja, como tofu; é, principalmente, vegetariana, mas inclui pequenas porções de frutos do mar e carne de porco em sua dieta.

A expectativa de vida dos seguidores desta dieta é secular e possui algumas qualidades antienvelhecimento e preserva a saúde em sua dieta. Esses benefícios podem traduzir-se em mudanças no estilo de vida que podem prevenir doenças crônicas associadas ao envelhecimento e morte. Acredita-se que a sua maior esperança de vida está associada com o consumo reduzido de calorias.

A dieta de Okinawa visa reduzir o risco de muitas doenças crônicas relacionadas com o peso. Muitas destas doenças estão associadas com a obesidade, níveis anormais de lipídios como o colesterol elevado, o excesso de produção de radicais livres, doenças como diabetes e desnutrição crônica devido à ingestão de alimentos com nutrientes esgotados.

O estudo observa que os centenários de Okinawa sofrem menos doenças, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade do que as pessoas dos países ocidentais.

As pessoas que seguem esta dieta são descritas como magras e ágeis, já que suas dietas são mais leves em calorias e seus estilos de vida mais ativos. Existem menos calorias que entram e mais calorias que são queimadas. Isso torna o seu corpo mais magro e “metabolicamente eficiente”; um aumento da taxa metabólica permite que seu corpo queime calorias, inclusive em repouso.