As alcaparras são únicas em sabores picantes, florescem os brotos de um arbusto de baixo crescimento, alcaparra. Os brotos, na verdade, são um dos ingredientes mais desejados nas cozinhas de todo o Mediterrâneo. Os brotos botanicamente pertencem à família de Capparaceae, no gênero: Capparis. Nome científico: Capparis spinosa.  Na prática comercial, as alcaparras são classificadas e vendidas por seu tamanho nos mercados.

Benefícios Para a Saúde das Alcaparras:

Sendo os brotos florais, as alcaparras são realmente muito pobres em calorias, 23 calorias por cada 100 gramas. No entanto, esta especiaria-gema contém muitos fito nutrientes, antioxidantes e vitaminas essenciais para uma saúde ótima.

As alcaparras são uma das fontes de plantas com alto teor de compostos flavonoides rutina e quercetina. As alcaparras são na verdade uma fonte muito rica de quercetina (180 mg/100 g) perdendo apenas para a folha de chá. Ambos estes compostos funcionam como poderosos antioxidantes. Os estudos de pesquisas sugerem que a quercetina tem propriedades antibacterianas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e analgésicas.

Por outro lado, a rutina fortalece os capilares e inibe a formação do grupo de plaquetas nos vasos sanguíneos. Ambas estas ações ajudam a boa circulação do sangue em vasos muito pequenos. A rutina tem encontrado aplicação em alguns tratamentos experimentais para as hemorroidas, varizes e em condições de sangramento, como hemofilia. Verificou-se também para reduzir os níveis de colesterol LDL em indivíduos obesos.

Os brotos picantes contêm níveis saudáveis de vitaminas como a vitamina A, vitamina K, niacina e riboflavina. A niacina ajuda a reduzir o colesterol LDL.

Além disso, os minerais como cálcio, ferro e cobre, estão presentes neles. Os altos níveis de sódio são devido ao sal do mar granular adicionado (cloreto de sódio).

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A Alcaparra são Ricas em:

Fibra. Como muitos outros alimentos de origem vegetal, as alcaparras contêm fibras, um tipo de carboidrato. Seu corpo não pode digerir a fibra e o nutriente ajuda a encher o estômago, amolecer as fezes e prevenir a constipação sem adicionar calorias à sua refeição. A fibra também pode ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular, seguindo uma dieta rica em fibras, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard. Uma colher de sopa de alcaparras contém 0,3 gramas de fibra, 3% da sua ingestão mínima recomendada de fibra por dia.

Vitamina K. As alcaparras contêm vitamina K, uma vitamina solúvel em gordura essencial. Este nutriente promove o crescimento ósseo para ajudar a manter os ossos saudáveis e fortes, e desempenha um papel na coagulação do sangue, um processo importante para evitar o sangramento excessivo. A vitamina K também ajuda no crescimento celular e desempenha um papel no desenvolvimento da cartilagem e do sistema nervoso. Cada colher de sopa de alcaparras aumenta a sua ingestão de vitamina K para 2 microgramas. Isto proporciona aproximadamente 2% da sua ingestão diária recomendada de vitamina K.

Ferro. As alcaparras são uma fonte vegetal modesta de ferro, um mineral essencial. O ferro ajuda a transportar oxigênio, garante que suas células vermelhas do sangue possam transportar suficiente oxigênio para nutrir os tecidos em todo o corpo. Obter suficiente ferro também ajuda as células a produzir energia para apoiar as suas funções do dia a dia, e o ferro ajuda no crescimento e desenvolvimento celular. Uma colher de sopa de alcaparras contém 0,14 miligramas de ferro, 2% das necessidades diárias de ferro para os homens ou para as mulheres 1% por cento, de acordo com o Instituto de suplementos dietéticos.

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Usos Medicinais da Alcaparra:

Partes da alcaparra têm sido utilizadas para aliviar a dor reumática na medicina tradicional. Os picles picantes da alcaparra são adicionados às receitas tradicionalmente como estimulante do apetite. Além disso, ajudam a aliviar as condições de dor de estômago e flatulência.

Usos Culinários da Alcaparra:

As alcaparras, seus brotos macios, assim como as bagas imaturas podem ser utilizadas na cozinha. Os brotos crus têm sabor neutro e precisam ser processados na decapagem para desenvolver seu sabor picante único e forte.

Elas estão presentes na variedade de cozinhas de todo o mundo, especialmente na cozinha mediterrânica.

Estas são algumas dicas úteis:

  • São adicionadas para preparar a torta (atum, carne de veado, salmão, etc.) e molho de tomate.
  • Os brotos em vinagre usados como tempero em saladas antepasto e como ingrediente de pizzas.
  • As alcaparras rendem sabor especial para as verduras, carne, vitela e peixe (especialmente junto com molho de anchovas).