Legumes são muitas vezes considerados um alimento pesado e energético, porém, pode ser muito útil quanto a perda de peso e, então, vamos te dizer por que, listando cinco boas razões para comer legumes, se você quer perder peso.

Têm mais proteínas e menos carboidratos do que massas, arroz, farinha, tais como, as lentilhas, têm mais que o dobro da massa de proteína e pouco mais da metade dos hidratos, o que implica que os legumes saciam e ao mesmo tempo oferecem uma boa quantidade de energia.

São muito pobres em gordura, pois como dissemos quase nenhuma composição lipídica e por 100 gramas, a maioria deles não chega a dois gramas de gordura, sendo ainda mais ácidos graxos insaturados.

Outros dão saciedade de alimentos fontes de carboidratos mais altos, não só devido ao seu alto teor de proteína, mas também a sua elevada oferta de fibra e baixo índice glicêmico.

São baixos em densidade calórica, absorvem muita água durante o cozimento e fornecem poucas calorias em um volume.

São ricos em nutrientes, o que significa que enquanto são baixos em teor calórico, oferecem muitos micronutrientes bons para o corpo, tais como potássio, ácido fólico, vitaminas B, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e antioxidantes.

Como podemos ver, os legumes são úteis se você quer perder peso com uma alimentação saudável e satisfatória, oferecem carboidratos, proteína, baixo teor de gordura e também fornecem fibras, vitaminas, minerais e baixo teor de calorias em um volume, ou seja, são um dos melhores alimentos para perder peso com saúde simultaneamente, baixa densidade calórica e rica em nutrientes.

O mundo da comida é fortemente influenciado pela cultura e talvez por isso existam muitas crenças populares errôneas que determinam nossas escolhas alimentares. Muitas pessoas acreditam que vegetais engordam e quando perguntadas por que achavam isso, a resposta foi “porque eles têm gorduras”.

Temos que responder com a verdade, dizendo que os vegetais não têm quase nenhuma gordura, exceto a soja, é o único vegetal com o qual também produz óleo. Mas o resto dos legumes calóricos não chegam a mais do que 5% de gordura e os demais são cerca de 1%. O que acontece é que, muitas vezes os legumes são associados com alimentos energéticos principalmente no inverno, normalmente se você adicionar outros alimentos com gordura.

Mas há as leguminosas que têm gordura, mas bacon, salsicha ou outra carne que usamos quando se prepara um ensopado energético com lentilhas ou feijão.

Nem as lentilhas, feijões, ervilhas, grão de bico têm quantidades significativas de gordura, no entanto, são ricos em carboidratos e proteínas, bem como, fornecem a abundância de fibras e micronutrientes importantes para o organismo.

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Por tudo isso, os legumes não engordam, podem até ajudar a perder peso, fazendo com que a ingestão ative a saciedade.

É importante deixar claro que, exceto para a soja (só óleo vegetal), os outros têm quase nenhuma gordura em sua composição, por isso a sua ingestão não deve ser condicionada por essa crença errônea e todos possam desfrutar de um bom e saboroso vegetal saudável, observando certos cuidados no uso de ingredientes que acompanham e maneira de cozinhar.

Os Melhores Alimentos Para Perder Peso Com Saúde

Existem certamente alguns outros alimentos que contribuem para a perda de peso, no entanto, não podemos negligenciar a qualidade da dieta para controlar a quantidade da mesma. Então, quando a saúde pede perder peso, os melhores alimentos são aqueles que combinam alta densidade de nutriente e baixa densidade calórica.

Ou seja, para evitar deficiências nutricionais, mas também promover um déficit calórico, é melhor escolher alimentos que fornecem poucas calorias em relação ao seu volume, mas muitos nutrientes. Entre esses alimentos estão naturalmente, frutas e vegetais, laticínios com pouca gordura e carnes magras.

Claro que, estes são os melhores alimentos para uma perda de peso saudável, mas que não pode incluir todos aqueles que fornecem bons nutrientes, mas têm alta densidade calórica, como no caso de óleos e frutas secas, que devem estar presentes em pequenas quantidades para atender as necessidades de gorduras saudáveis.

A gelatina, por sua vez, tem uma baixa densidade de energia, mas não com quantidades consideráveis de nutrientes e, embora possa estar presente em uma perda de peso pelo seu poder de saciar o apetite, a ingestão pode não garantir a cobertura das necessidades básicas do organismo.

Por outro lado, alimentos altamente energéticos, mas a baixa densidade de nutrientes são os que devem ser reduzidos e consumir apenas esporadicamente, pois fornecem muitas calorias e não têm nutrientes saudáveis. Estes incluem lanches comerciais, frituras, doces e bolos ou outros produtos de panificação.

Os melhores alimentos para perda de peso são aqueles que, além de baixas quantidades de calorias, proporcionam muitos bons nutrientes para o corpo.