O chocolate é um alimento tão apetitoso, tão rico em calorias quanto de açúcar. Para se ter uma ideia, 100 gramas deste produto fornecem cerca de 500 calorias.

Isto é devido ao seu alto teor de gordura, e também de açúcar, porque o chocolate é obtido por uma mistura de açúcar e cacau em pó (adicionado ou não) de manteiga de cacau.

Embora as quantidades de um ou outro ingrediente possam variar, deve ter pelo menos 35% de componentes de cacau. Mas o chocolate por seu gosto, sua composição e seu consumo, é estrelado por vários mitos e dúvidas.

Chocolate: Cinco Perguntas e Respostas

1. Acalma a ansiedade ou é um estimulante?

Os efeitos de comer chocolate no humor são diversos e contraditórios. Enquanto algumas pessoas atribuíram efeitos estimulantes, outros afirmam que ajuda a aliviar a sensação de nervosismo e ansiedade. Além da relação complexa entre as emoções e a alimentação, o cacau contém por um lado, uma quantidade importante de açúcar e gordura, a qual pode ser atribuída ao prazer derivado do seu consumo.

Por outro lado, a vasta gama de compostos que são considerados estimulantes do sistema nervoso, tais como a cafeína e teobromina poderiam ser responsáveis pela sensação estimulante do chocolate, capaz de melhorar o humor da pessoa que o tenha consumido.

No entanto, este efeito foi estudado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar e Nutricional (AESA), que estabeleceu que não há nenhuma relação de causa-efeito, e que, portanto, não existem estudos que corroborem esse mito hoje.

Assim, ao recomendar a ingestão de chocolate limitada em crianças, a justificativa é mais pela quantidade de açúcar e gordura, do que por seu conteúdo de cafeína. Isto varia de 5 a 20 mg por 100 gramas, dependendo da origem do cacau, enquanto que as quantidades máximas recomendadas são um máximo de 2,5 mg por quilo de peso corporal por dia, o que para uma criança de 20 quilos corresponde a tomar entre 250 gramas e 1 quilo de chocolate.

2. O chocolate é benéfico para o sistema cardiovascular?

Desde os tempos antigos tem sido atribuído ao chocolate propriedades saudáveis, que se concentram nos últimos anos sobre os supostos benefícios dos diferentes fatores de risco cardiovasculares. Alguns estudos sugerem que determinados compostos ativos de cacau, tais como os flavonoides, podem melhorar alguns parâmetros do sistema cardiovascular.

Neste caso, a AESA também foi encarregada de encontrar evidência científica que sustente estas informações e tem afirmado que não existe relação entre o consumo de flavonoides do cacau e a proteção de lipídios sanguíneos da oxidação, nem com a manutenção da pressão arterial normal.

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Em contrapartida, a mesma instituição acredita que o consumo diário de 200 mg de flavonoides do cacau (a partir de 2,5 gramas de cacau em pó rico em flavonoides, ou seja 10 gramas de chocolate preto rico em flavonoides) contribui para a expansão dos vasos sanguíneos, o que é bom para a circulação do sangue e pode ser visto, por conseguinte, como benéfico para o sistema cardiovascular.

Em qualquer caso, as vantagens de consumo de chocolate se devem aos flavonoides do cacau, razão pela qual é geralmente recomendado escolher o chocolate preto, com a maior percentagem deste componente.

3. O chocolate engorda?

Nenhum alimento, por si só, é o responsável pelo aumento direto de peso. Na verdade, as causas do aumento de peso são muito complexas, e a obesidade é um problema multifatorial e na maioria dos casos existe uma predisposição genética em que determinados fatores ambientais e culturais favorecem o seu aparecimento.

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Ainda assim, se aceita que o ganho de peso é devido, em muitos casos, a um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. O excesso de calorias consumidas e gastas não são armazenadas como gordura corporal. Neste quadro, o chocolate, pelo fato de ser um alimento de energia densa, deve ser considerado como um alimento para consumir com moderação.

No entanto, o cálculo é o total de energia consumida durante o dia (provenha do chocolate ou não) causando ou não o ganho de peso.

4. Chocolate provoca acne?

A relação entre a alimentação e a acne é um tema que desperta um grande interesse, e entre os alimentos mais citados está o chocolate, os laticínios e os alimentos gordurosos. Os estudos indicam que a população relaciona a ingestão de certos alimentos, como o chocolate, com o aparecimento de espinhas.

No entanto com base em evidências científicas disponíveis, não há provas conclusivas de que os alimentos em geral e, especialmente o chocolate sejam agravantes ou causadores da acne.

5. O chocolate sem açúcar é light?

Atualmente, as variedades de chocolates são vastas, uma das mais recentes é a de chocolate sem açúcar. Conscientes da elevada quantidade deste ingrediente e de que as autoridades de saúde estão a limitá-lo, os fabricantes de chocolate desenvolveram chocolates alternativos sem açúcar.

Em qualquer uma das variedades pode ser substituído o açúcar (sacarose) por outros adoçantes não calóricos ou de menos energia que o açúcar como polióis (maltitol, eritritol, sorbitol) e stevênia.

Nestes casos, tanto o conteúdo calórico como de açúcares é inferior, muitas vezes são produtos de consumo de uma pequena população que controla a ingestão de açúcares. É o caso de pessoas com diabetes e excesso de peso. Polióis são usados frequentemente no chocolate sem açúcar, além de contribuir com menos calorias, tem menos efeito sobre a glicemia do que outros carboidratos.

Isso permite que, sempre antes de ler a rotulagem nutricional e cálculos (muitas vezes feitos pelo paciente que está muito bem informado sobre a doença e tratamento, ou por seu nutricionista), consumindo uma quantidade um pouco maior do que se comesse o chocolate com o açúcar.

No entanto, é importante notar que o chocolate sem açúcar não deve ser considerado como um alimento de “livre utilização” ou “de baixo teor calórico”, porque apesar de conter menos açúcar, fornece cerca de 450 kcal/100g.