Os alimentos que são comercializados atualmente tem cada vez mais produtos químicos, sobretudo os de origem animal, e isso afeta a saúde das pessoas.

Cada vez existem mais casos de intolerância à lactose ou alergia ao leite e seus derivados, e não é de estranhar que isso seja devido aos tratamentos e aditivos têm o leite.

Neste artigo comentamos quais são os leites vegetais alternativos ao leite de vaca e outros animais para o consumo humano. A informação será muito útil se você sofre de algum problema de saúde que te impede de ingerir estes alimentos ou se faz uma dieta vegetariana.

Leite de soja. Um dos substitutos mais populares ao leite de vaca é o leite de soja. Este leite possui 105 calorias e 4 gramas de gordura por cada porção de 250 ml. Possui mais proteínas do que outros leites vegetais e também está disponível em versões açucaradas ou aromatizadas.

Leite de amêndoas. Uma das melhores alternativas para o leite de vaca para os vegans é o leite de amêndoas. Este leite sem açúcar fornece apenas 70 calorias e 2,5 gramas de gordura em uma porção de 250 ml.

Naturalmente as amêndoas possuem poucas proteínas em comparação com a soja, mas o leite é preparado com adição de vitaminas.

Leite de arroz. Este leite tem menos proteína do que o leite de soja ou de vaca. É elaborado misturando pó de arroz com água, fornece 120 calorias para cada 250 ml, mas tem menos gordura do que outros leites vegetais, (apenas 2 gramas de gordura por cada porção). É possível encontrá-lo sem açúcar, ou de diferentes sabores.

Leite de coco. Este leite é um dos mais ricos em lipídios, mas não se trata de gordura saturada, o que é extremamente benéfico. Fornece 90 calorias por cada 250 ml e 10 gramas de gordura.

É um alimento que deve ser complementado com outros, já que fornece muito pouca proteína.

Leite de cânhamo. O leite de cânhamo é feito a partir das sementes da planta cannabis (maconha). Embora seja um leite vegetal não é tão fácil de conseguir, nada tem a ver com os efeitos da maconha.

Este leite fornece 110 calorias e 7 gramas de gordura por cada 250 ml, mas é extremamente rico em ferro e ácidos graxos ômega-3.

Leite de Aveia. O leite de aveia não tem colesterol e é rico em vitamina E. Não se trata de uma das alternativas vegetais mais saborosas, já que conserva muito do sabor da aveia, mas é possível adicionar sabor ou utilizar em preparações com toda tranquilidade.

Também incorpora mais açúcares do que os outros substitutos do leite, fornece 130 calorias por porção e 2,5 gramas de gordura.

Leite de caju ou castanha de caju. Este leite é feito com ¼ de xícara de castanha de caju e água, o que fornece cerca de 200 calorias para cada quarto de litro.

As opções vendidas já preparadas são um pouco menos calóricas, cerca de 80 calorias por porção de 250 ml.

Leite de sementes de linho. Este leite é elaborado a partir do óleo de linhaça prensado a frio, é o menos calórico de todos, fornece apenas 25 calorias por cada 250 ml e 2,5 gramas de gordura.

É muito rico em cálcio, vitamina D e ácidos graxos ômega-3, mas carente de proteínas.