A frutose, é o mais doce dos açúcares, é um carboidrato simples, também conhecida como açúcar da fruta ou levulose. Tem a mesma fórmula química da glicose ou açúcar no sangue, estimula as papilas gustativas e produz uma sensação doce.

É um açúcar simples natural que se encontra em frutas, como maçãs, sucos de frutas, mel e vegetais. Em sua forma pura, a frutose tem sido usada como um adoçante desde meados do século XIX e tem vantagens para certos grupos, como as pessoas com diabetes e aquelas pessoas que tentam controlar o seu peso.

Tal como acontece com o açúcar de mesa, a frutose pode ser comprada no supermercado, ambos podem ser utilizados ​​da mesma maneira na cozinha caseira e podem ser encontrados em alimentos processados​​, tais como sobremesas, produtos lácteos e conservas.

Alimentos Ricos em Frutose

Como já mencionado, a frutose é um açúcar natural encontrado em frutas, e em parte dos alimentos processados​​, embora possa estar em uma variedade de alimentos que são vendidos no mercado, a partir do nosso site, te contamos os destaques:

Frutas: Os frutos da árvore são conhecidos por serem ricos em frutose, como maçãs, peras, fruto do agave, bananas, uvas e frutas cítricas; qualquer alimento que contenha essas frutas tem como ingrediente principal altos níveis de frutose, como acontece com os alimentos para bebê. Melões, melancias e frutas como amoras e framboesas são ricas em frutose.

Frutos secos: Os frutos secos contêm quantidades concentradas de frutose, o que aumenta o seu teor de açúcar, e incluem figos, tâmaras, abacaxi, maçã e passas.

Bebidas e sucos de frutas: As bebidas com cafeína, refrigerantes de todos os sabores, refrescos, bebidas carbonadas e sucos de frutas contêm frutose. Os sucos de frutas como agave, maçã e pera contêm grandes quantidades de frutose e outros sucos de frutas, como de uva, manga, romã, laranja e grapefruit.

Alimentos Processados: Os alimentos preparados comercialmente podem conter altos níveis de frutose, como o ketchup, condimentos, sopas, picles doces, congelados, conservas, pães e biscoitos. Os produtos assados que são comercializados, como bolos, brownies, barras energéticas, biscoitos, croissants e donuts são geralmente ricos em frutose.

Molhos e Temperos: Alguns alimentos ricos em frutose incluem o molho agridoce, melaço, molho de churrasco, molho de frutas e mel; assim como os temperos para saladas, geleias e compotas de frutas podem ser ricas em frutose.

Benefícios da Frutose:

  • Uma das maiores vantagens da frutose é que pode ser armazenada por longos períodos de tempo, em alguns casos, até seis meses; permite que o alimento mantenha o seu sabor, frescura e sabor por muito mais tempo do que com o uso da sacarose.
  • Quando se utiliza a frutose para cozinhar os alimentos assados​​, pode fornecer ao alimento uma cor marrom suave e um delicioso aroma.
  • Devido ao seu baixo índice glicêmico, a frutose não afeta o nível de glicose pessoal e te ajudará a manter um peso saudável. A frutose natural possui um adoçante que é usado de forma mais lenta e fornece mais energia do que o açúcar comum, o que lhe permite queimar calorias.
  • Uma diferença importante é que a frutose é até duas vezes mais doces do que a sacarose e mais doce que outros adoçantes, portanto, é necessária uma menor quantidade para preparar um produto de sabor doce. Isso ajuda aqueles que tentam perder peso, porque reduz as calorias.