Os alimentos de origem vegetal com proteínas possuem estes nutrientes básicos, que no corpo se decompõem em aminoácidos e estimulam o crescimento e a reparação celular. Quando se trata de proteínas de origem animal, como carne, ovos e produtos lácteos, geralmente são ricos em gordura saturada e colesterol, mas não é necessário consumir alimentos de origem animal para obter proteína suficiente, já que existem fontes de origem vegetal que a fornecem.

Os Melhores Alimentos de Origem Vegetal que Fornecem Proteína

Entre os melhores alimentos que fornecem proteína vegetal, se encontram os seguintes:

1. Seitam: É um excelente substituto para carne e muito popular entre os vegetarianos. O seitam é feito de glúten de trigo, temperado com sal e está carregado de proteínas, cerca de 36 gramas por meia xícara.

2. Frutos Secos: Todos os frutos secos contêm gorduras saudáveis ​​e proteínas vegetais, mas são ricos em calorias, como nozes, amêndoas, avelãs, castanhas e pistache, entre outros, por isso o consumo deve ser moderado. Fornecem entre 15-20 gramas de proteína por cada 100 gramas, dependendo da variedade que você escolhe e devem sempre ser consumidas cruas e sem sal, nem açúcar.

3. Derivados da Soja: Os alimentos feitos com soja são uma das fontes vegetais mais altas de proteínas, tais como tofu e tempe, por exemplo, que contém cerca de 15 a 20 gramas de proteína por meio copo, respectivamente. São alimentos muito nutritivos, e podem tomar o sabor e a textura de qualquer alimento e, o que é ainda melhor, você pode substituir perfeitamente pela carne.

4. Sementes de Chia: Estas sementes fornecem também fibra, proteína, mais especificamente cerca de 16 gramas por cada 100 gramas. As sementes de chia podem ser adicionadas nas saladas, iogurte e bebidas vegetais, entre outros.

5. Feijões: Existem muitas variedades de feijão preto, branco ou pinto, mas uma coisa que todos têm em comum é a sua alta porcentagem de proteínas e a grande quantidade de benefícios nutricionais. Uma xícara de feijão contém mais de 12 gramas de proteína.

6. Ervilhas: Os alimentos que pertencem à família das leguminosas, tais como as ervilhas são fontes importantes de proteína vegetal. Uma xícara de ervilhas contém cerca de 8 gramas de proteína vegetal, aproximadamente o mesmo que um copo de leite. As ervilhas podem ser servidas em qualquer prato de acompanhamento, ou podem ser consumidas misturadas com outros alimentos em saladas ou ensopados de verduras.

7. Quinoa: A quinoa é uma semente, embora seja considerada um grão que contém mais de 8 gramas por xícara, incluindo os nove aminoácidos essenciais que o corpo necessita para o crescimento e a reparação, por isso é considerada uma proteína perfeita. É um alimento muito versátil, já que pode ser adicionado a sopas, saladas e outros vegetais ou consumido como um cereal no café da manhã. Contém mais de 8 gramas de proteína por xícara.

8. Grão de bico: É um vegetal muito versátil, que pode ser adicionado a saladas, sopas, purês ou preparar com eles hummus; contêm 7,3 gramas de proteína em apenas meio copo, e são ricos em fibras e pobres em calorias.

9. Leite de soja: É uma alternativa ao leite amplamente utilizada entre os intolerantes à lactose, e contém aproximadamente 100 calorias por xícara, que são comparáveis ​​as que têm o leite de vaca sem gordura, e fornece proteínas, entre 4-8 gramas por cada copo.

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