O esporte é um dos hábitos mais saudáveis ​​que podemos incluir em nossa vida diária, já que fornecerá tonificação aos músculos, nos ajudará a combater o acúmulo de gorduras desnecessárias em nosso organismo, aumentará a massa muscular, além de outros inúmeros benefícios para a saúde física e mental, mas você realmente sabe seguir uma alimentação adequada ao realizar uma determinada atividade física com certa frequência?

O simples fato de praticar esporte nos ajudará a combater os sintomas associados com a obesidade, uma das principais causas de diversas doenças no médio e longo prazo que hoje sofre uma considerável parcela da sociedade. No entanto, além da força de vontade, no momento de praticar esporte devemos levar em conta uma série de medidas para evitar qualquer efeito negativo sobre o nosso organismo. Além da roupa, calçado, equipamento adequado e controlar o tempo e o esforço físico realizado, temos que fornecer ao nosso organismo os nutrientes que precisamos para resistir durante o nosso treinamento.

A energia, na forma de carboidratos, açúcares ou proteínas, torna-se um dos motores básicos que sustentam a nutrição esportiva. Cada pessoa, dependendo da intensidade e duração das sessões de treinamento da sua atividade física, precisará de uma quantidade de alimentos determinada. Considerando este último ponto, grosso modo, temos de considerar que a dieta de um atleta deve ser rica em carboidratos.

Se falarmos de um atleta, por exemplo, entre 55 e 75 kg, é preciso considerar que, segundo estabelecem os especialistas em nutrição, cerca de 55% das suas necessidades de energia deve proceder de alimentos ricos em carboidratos, os quais se transformam mais tarde em glicose, um dos motores principais para que os nossos músculos possam funcionar.

Os Melhores Alimentos Para uma Competição Esportiva

Se você pretende realizar algum tipo de competição esportiva, para preencher o fígado e os músculos com glicogênio (forma na qual se armazena a glicose) você pode ingerir porções adicionais de carboidratos em quantidades ligeiramente mais elevadas do que normalmente costuma consumir. Estes alimentos são, por exemplo, arroz, massas, frutas, tubérculos ou cereais.

Da mesma forma, a água desempenha um papel crucial para manter a forma e evitar a desidratação. É conveniente tomá-la durante e após os treinamentos e competições, prestando especial atenção e cuidado as bebidas com cafeína, não recomendadas nestes casos.

As proteínas são outro dos nutrientes essenciais para a dieta de um atleta, mas, neste caso, ao contrário dos carboidratos, devemos controlar suas quantidades.

Por exemplo, no caso de atletas de resistência ou preparados para as competições de alto nível, é necessário aumentar a dose de alimentos de proteína para que os seus músculos possam se recuperar após a realização do esforço físico que foram submetidos. Aproximadamente, para cada 7 kg de peso corporal se recomenda uma porção de proteína, o que é equivalente, por exemplo, 250 ml de leite desnatado ou 30 gramas de carne vermelha, peixe ou frango sem pele.

Por outro lado, recomenda-se controlar o consumo excessivo de gorduras. É verdade que, por exemplo, para a absorção de vitaminas lipossolúveis é necessário a ingestão de uma mínima proporção de gordura. Devemos apostar em qualquer caso, por alimentos com baixo percentual de gordura e evitar, por exemplo, produtos de panificação, molhos como maionese ou manteiga.

Leia também: “Dicas Sobre os Nutrientes Que Precisamos, Especialmente Quando Praticamos Esportes“.

Quanto ao tipo de minerais, no caso de mulheres atletas com ausência de menstruação geralmente se aumenta a necessidade de cálcio para compensar a menor absorção intestinal desse mineral, é aconselhável ingerir produtos lácteos, como leite ou iogurte desnatado.

Por outro lado, o ferro também desempenha um papel muito importante, já que fornecerá mais energia para o nosso corpo, sendo, no caso dos atletas uma demanda maior deste mineral do que a de uma pessoa sedentária. É apropriado, nestes casos, o consumo de carne e legumes.

Além de fornecer energia para conseguir a máxima quantidade de glicose em nossos músculos e conseguir uma boa recuperação articular e muscular, a nutrição esportiva pretende evitar que você coma em excesso, aumente o peso corporal, evite possíveis carências por falta de nutrientes e a vontade de comer a cada breve lapso de tempo.

A alimentação, portanto, se apresenta também no âmbito esportivo como um dos seus pilares básicos que nos permitirão enfrentar o esforço físico que requer o nosso treinamento ou competição. Por isso, temos que cuidar do que comemos, também, quando fazemos esporte.

E você? Segue um programa de dieta especial quando pratica algum exercício físico com certa frequência?