Sempre que você decide fazer uma mudança em sua alimentação, lhe dizem que tem que controlar as calorias para perder peso. Onde estão as calorias e quais são elas?

Todos os dias falamos de calorias, que tal alimento tem mais calorias, que tem menos, se você gasta muitas calorias com um exercício, mas exatamente o que são calorias?

Na verdade, o conceito refere-se ao teor calórico de uma unidade de energia, que pode ser armazenada nos alimentos que se come, ou em seu corpo.

Se você ingerir mais calorias do que o seu corpo necessita, elas serão armazenadas como tecido adiposo ou gordura.

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Portanto, a chave para perder gordura e ganhar massa muscular, depende da quantidade de calorias ingeridas e a porcentagem adequada de nutrientes.

Todos os alimentos que comemos são basicamente divididos em três grupos:

Proteínas:

São o nutriente essencial para a construção de tecido muscular e ajudam a manter a sua massa muscular em períodos de restrição calórica, são encontradas principalmente em carnes, produtos lácteos, ovos e irão fornecer quatro calorias por grama.

Carboidratos:

São a principal fonte de energia que seu corpo usa em situações normais, os carboidratos são encontrados em amidos, massas, legumes, pão, cereais e frutas. Igual a proteína, cada grama de carboidrato fornece quatro calorias.

Gordura:

A gordura proporcionará nove calorias por grama, mais que o dobro da proteína e dos carboidratos, está presente em óleos, manteiga, creme, salsichas, etc.

Primeiro temos de falar sobre energia. Então, toda vez que comemos, o alimento nos dá energia, embora em muitos casos não forneça nutrientes, minerais e vitaminas. O ser humano sem comida não tem energia suficiente. A quantidade de energia contida no alimento é medida em calorias.

Calorias são a quantidade de calor produzido quando o alimento é queimado no corpo. Para medir a quantidade de calor produzido quando o alimento é metabolizado usamos o termo quilocaloria. Uma quilocaloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um quilograma de água para um grau centígrado. No entanto, a palavra é substituída de quilocaloria por caloria, porque é mais fácil de lembrar.

Tudo o que comemos é classificado de acordo com a quantidade de energia fornecida, ou seja, carboidratos (4 calorias por grama), proteína (4 calorias por grama), gordura (9 calorias por grama) e álcool (7 calorias por grama). O álcool não fornece nutrientes, somente a energia, portanto, deve ser evitado. Alguns alimentos não tem entrada de energia, água, vitaminas e minerais, entre outros.

Todas as calorias, independentemente do tipo de alimento que você come fornece energia. Consumindo mais energia (calorias) do que gasta você vai ganhar peso, no entanto, se consumir menos calorias do que precisa você vai perder peso.

A energia que precisamos a cada dia depende de como vamos usá-la, isto é, se o corpo está em repouso ou está trabalhando ativamente. Embora não estejamos cientes da quantidade de energia na atividade física diária, o nosso corpo está gastando para nos manter vivos.

Quanto Devemos Consumir por Dia?

A exigência diária de energia de um indivíduo é determinada pelo seu gasto energético total.

Este gasto de energia total é uma função da soma do metabolismo basal, o efeito termogênico do alimento, o trabalho muscular e fator de prejuízo.

Metabolismo basal é a energia necessária para manter as funções vitais e temperatura corporal do organismo. Sua fórmula é simples: 24 Kcal/kg.

A área de superfície corporal, massa magra, sexo, idade, gravidez (no caso das mães), raça, clima, alterações hormonais, o estado nutricional atual, e outros. O efeito termogênico do alimento é o consumo de energia, que ocorre como uma consequência da digestão dos alimentos em si.

Assim, a potência utilizada é de 30%, se tomado isoladamente proteína, 6% de carboidratos ingeridos e 14% de gordura, quando ingeridos isoladamente.

Este efeito aumenta com o valor calórico ou ao aumentar as refeições de fracionamento. Trabalho muscular ou fator de atividade. O consumo de energia é necessário para o desenvolvimento de atividades diferentes. Em uma pessoa moderadamente ativa representa 15% a 30% das necessidades totais de energia.

Em enfermidades:

A energia adicional é usada pelo corpo para o tratamento de doenças ou problemas. De acordo com a condição patológica que aflige cada indivíduo, este fator varia de acordo com a gravidade, extensão ou duração do processo da doença.