O Que São os Vegetais?

Os vegetais são como frutas, alimentos reguladores, pois seus principais constituintes são minerais, vitaminas e fibras. São nutrientes que regulam as reações químicas que ocorrem no corpo.

Têm baixo teor de calorias, gorduras e proteínas, e também é fornecido valor biológico de baixa proteína. O teor de carboidratos não é muito importante, exceto da batata. Principalmente por conter fibras, sais minerais (cálcio e ferro) e vitaminas.

Teor de vitamina: não têm, como frutas, vitamina D. Em vez disso tem quantidades significativas de outras vitamina A ou C. Em geral, você pode imaginar a riqueza da vitamina dependendo da cor do vegetal:

  • Amarelo e vermelho corresponde à vitamina A: tomate, cenoura, pimentão vermelho, espinafre, alface e acelga.
  • Verde corresponde à Vitamina C: couve-flor, espinafre, salsa, acelga, abobrinha, repolho, alface e tomate.

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Como Devo Cozinhar os Vegetais?

É aconselhável consumir os vegetais crus. No entanto, muitas vezes cozidos com óleo pode aumentar a disponibilidade de vitaminas A e E, portanto o ideal seria variar a forma como se consome durante os dias. Para aperfeiçoar a utilização deste grupo de nutrientes você deve saber alguns detalhes:

  • Os nutrientes podem ser perdidos ao cozinhar os legumes, devido o tempo de cozedura longo, em contato com o líquido de cozimento ou com ar em altas temperaturas.
  • É preferível assar ou cozinhar com casca.
  • Sempre que possível, é aconselhável a utilização de muito pouca água ou cortados em pedaços pequenos.
  • Você pode proteger os nutrientes dos legumes com ácidos, por isso pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou vinagre para cozinhar.

Efeitos Saudáveis dos Vegetais

O seu elevado teor de fibras torna eficaz na prevenção do desenvolvimento de câncer do cólon. Além disso, a soma do efeito saciante do alimento somado ao seu baixo teor de calorias é a sua principal função em regimes de baixas calorias. Estes efeitos são conhecidos, mas nem por isso os únicos. Aqui estão alguns exemplos:

• Atualmente, existem muitos estudos que investigam o papel de certos alimentos sobre o câncer. Como um exemplo, o tomate contém os carotenoides, que são precursores da vitamina A, mas também tem sido mostrado para impedir o desenvolvimento de alguns cânceres, como o da próstata.

• Outro exemplo é a couve-flor, o qual contém uma substância que neutraliza alguns estrogênios responsáveis por câncer de mama.

• Outro efeito surpreendente é o efeito sedativo da alface, por isso é recomendado seu uso durante a noite.