Solúvel em água, também chamada cobalamina (cobalto), a vitamina B12 é um dos contribuintes alimentares mais enriquecedores e essenciais. Sem ela, o coração não funciona. Além disso, tanto o sistema nervoso e o cérebro não desenvolvem corretamente as suas funções. Devido a sua ambivalência pode ser encontrada de maneiras diferentes como cianocobalamina e hidroxocobalamina.

Principais fontes de vitamina B12:

As fontes são de origem animal. Os principais alimentos que a compõem são carnes de órgãos (rim e fígado, por exemplo) e uma grande variedade de produtos lácteos, ovos e algum tipo de carne branca, como frango. Nos pescados também, mas em especial no atum. No mundo das plantas é a aparência quase nula, sendo assim para que aqueles que só dependem de fontes vegetais, podem sofrer a falta dela e ter que fazer a contribuição com outros componentes, muitas vezes suplementos vitamínicos.

B12 funciona principalmente pelo caminho da manutenção do músculo e a formação de células vermelhas do sangue, aumentando a absorção da proteína. Ele também suporta o sistema imunológico para desenvolver as funções de proteção e potência de energia conjunta incentivando a transformação dos ácidos graxos.

A vitamina B12 diminui a sua atividade depois de certa idade (cerca de 50), de modo que requer um maior consumo da mesma. É metabolizada pelo fígado e é quase inteiramente armazenada pelo corpo humano durante um longo prazo.
E se você não tomar!

Anemia, degeneração nervosa podem ser reforçadas, má assimilação da mielina neuronal, proliferação lingual de certos tipos de úlceras e dores de estômago intensas. O alvo mais frequentemente acusou a ausência de B12 são aqueles indivíduos que baseiam suas fontes alimentícias diárias nos vegetais.

Alguns vegetarianos, principalmente, os Vegans. Sob condição médica, os pacientes com colite ulcerativa devem aumentar a sua oferta desses alimentos. O tabaco também atua em sua propriedade destruindo grande parte de sua síntese. E os indivíduos com mais de 80 anos precisa aumentar a quantidade de sua ingestão.

Portanto, sua ingestão é inevitável, se não quiser sofrer com as intercorrências que podem ser bastante agressivas quando atacam o indivíduo. Um risco desnecessário, uma vez basta ingerir pequenas quantidades diárias de alimentos contidos no mundo animal. Neste momento, já existem componentes que suplemento vitamínico. Lanches prontos de carne animais são isentos desse componente, o ideal é que o alimento seja o mais natural possível.