O Que É Amigdalite?

O termo referente a amigdalite é a inflamação das tonsilas palatinas. As tonsilas palatinas são massas de tecido linfoide, juntamente com outras estruturas chamadas tecido linfático do Anel de Waldeyer.

As tonsilas palatinas estão localizadas na orofaringe, que é a porção da faringe, que se situa imediatamente atrás da boca. Embora não seja claro qual a sua função. Acredita-se que junto com o resto das estruturas linfoides, as amígdalas são a primeira linha de defesa e resposta imune (para ligar e reconhecer uma grande quantidade de micro-organismos e antígenos) nos patógenos por via aérea.

Causas

Processos inflamatórios ou infecciosos que afetam a amigdalite tonsilas palatinas ou dor de garganta. O último termo é etimologicamente derivado da palavra "angina" e significa "constritivas dores".

Amigdalite

Tendem a ser mais comuns em crianças, aparecendo com maior incidência entre 3 e 6 anos e diminuição na frequência a partir dos 10 anos de idade.

Os germes que causam são vírus ou bactérias. De particular importância e frequência nessa faixa etária é o B-hemolítico, pelas complicações que pode causar (febre reumática).

Sintomas

• Dor de garganta. Incapaz de engolir os alimentos.

• Placas brancas em torno das amígdalas, que estão inflamadas.

• Febre, que em alguns casos pode ser muito alta.

Geralmente, quando é um vírus que causa a doença os sintomas são geralmente menos severos e duram menos tempo do que a amigdalite bacteriana, embora existam excepções, por exemplo, na mononucleose infecciosa.

Em princípio, todos anginas devem ser consideradas como bactérias. Dentro destes, as mais comuns são produzidas por B-hemolítico, que pode ser responsável por complicações importantes e graves, tais como o reumatismo articular, infecções renais ou sepse.

A doença geralmente se manifesta como dor de garganta, que pode ser espontânea ou induzida por deglutição (ato de engolir), e a inflamação da faringe e garganta ou febre, em crianças atingindo altas temperaturas de 39 ou 40°C.

Além disso, calafrios e às vezes virada gastrintestinal, dor abdominal e vômito.

Ao exame encontramos vermelhidão e inflamação das amígdalas e da faringe, com ou sem manchas brancas sobre elas.

Muitas vezes, as glândulas aparecendo ou linfadenopatia cervical.

Fatores de Risco

  • Tempo frio e mudanças de temperatura.
  • Aglomerações de bactérias.

Leia também: "Dor de Garganta: Causas, Sintomas e Remédios Caseiros".

Prevenção

  • Evitar resfriados.
  • Não ingerir alimentos muito frios.
  • Evite infecções orais.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico: isto é feito pelo histórico e exame do paciente. Em determinadas circunstâncias, poderão requerer análises sanguíneas de série, ou culturas de secreções tonsilar.

Medidas gerais: repouso, durante a febre.

Medicação: embora na maioria dos casos sem maiores problemas, pode causar complicações sérias, ou mascarar as pinturas mais importantes. Em última análise, se necessitar de um tratamento com antibióticos, o médico selecionando o mais adequado, que irá variar de acordo com o patógeno responsável, por sua vez, produzirá imagens com diferenças clínicas de qualquer germe e aplicada como cada caso, o antibiótico de escolha. Analgésicos e antitérmicos para os sintomas.

Dieta: em geral, os sintomas podem ser aliviados mediante o paciente tomar abundância de líquidos para evitar desidratação, e dieta leve.

Amigdalectomia: amigdalectomia, que é a remoção das tonsilas palatinas, não é feito com tanta frequência como antes. Hoje, pode-se dizer que é uma indicação de que não é obsoleto embora seja mais restritiva e precisa, uma vez que não ocorre a menos que ocorra complicações graves, como infecções que se espalham para outras partes do corpo, ou uma frequente angina com elevada participação global.

Possíveis Complicações

  • Doenças e infecções oportunistas.
  • Febre reumática.
  • Estados de imunodeficiência.

Prognóstico

Geralmente um bom desempenho sem cirurgia, exceto em casos mais raros, o aparecimento de complicações sistêmicas.