O Que é Cárie Dentária?

As cáries são fissuras que ocorrem nos dentes devido à erosão causada por ácidos em deterioração dos alimentos.

A parte externa dos dentes é coberta por uma camada dura de esmalte, enquanto o interior é macio, contém nervos e vasos sanguíneos.

Quando a decomposição afeta o nervo podemos sentir dor e podemos até perder o dente afetado. Cárie é uma das doenças mais comuns que afetam mais de 90% da população em geral.

Tipos de Cavidades

Cárie de superfície lisa são as de desenvolvimento mais lento, são do tipo evitável e reversível. Começa com uma mancha branca onde as bactérias dissolvem o cálcio do esmalte. São mais comuns entre 20 e 30 anos de idade.

Cárie Dentária

Cárie de buracos e fissuras ocorre em torno de 10 anos, em dentes permanentes. Normalmente se forma nas ranhuras estreitas de superfícies de mastigação dos molares ao lado da bochecha. Este tipo de cárie progride rapidamente.

Cáries de raiz são apresentadas na camada de tecido ósseo que cobre a raiz, a exposição à recessão gengival. Afeta idosos e pessoas de meia idade. São produzidas pela dificuldade de limpeza nas seguintes áreas e elevado teor de açúcar nos alimentos.

Cárie em esmalte é lenta, mas depois de entrar na segunda camada do dente, mais suave e menos resistente chamada dentina, se espalha rapidamente.

Causas

  • Falta de higiene oral.
  • Comer alimentos açucarados com frequência.

Sintomas

  • Inflamação.
  • Dor aguda.
  • Aumento da sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias.
  • Mau hálito.

Se você suspeitar que sofre de cáries em qualquer dos seus dentes, consulte seu dentista, que pode detectar através de um exame visual ou pode exigir uma radiografia dentária.

Os especialistas recomendam a realização de uma série de radiografias de todos os dentes, pelo menos a cada três anos para acompanhar as condições em que eles se encontram.

Leia também: "A Cárie Dentária: Um Inimigo Silencioso".

Prevenção

A chave para a prevenção da cárie é baseada em algumas estratégias gerais como:

  • Uma boa higiene oral.
  • A aplicação de flúor.
  • A colocação de vedantes.
  • Evite muitos doces e bebidas.
  • Tente comer uma dieta equilibrada.
  • Escovar os dentes três vezes ao dia ou depois de cada refeição.
  • Use creme dental ou bochechos com flúor.
  • Visite seu dentista regularmente para uma limpeza.

Não se esqueça que o check up dental deve ser feito a cada 6 meses. Dependendo do parecer do dentista sobre o estado geral dos dentes, as radiografias podem ser realizadas entre 12 e 36 meses.

Diagnóstico e Tratamento

Tratamento:

Envolve a remoção da estrutura dentária cariada e substituí-la por um enchimento especial.

Para diminuir a dor pode-se tomar um analgésico como o paracetamol ou o ibuprofeno, juntamente com uma compressa quente.

É importante não deixar o tempo passar e ir ao dentista imediatamente para começar o tratamento e evitar um problema maior.

O dentista terá de remover o tecido podre com uma broca especial e colocar um material subjacente. A substância usada muitas vezes é uma amálgama de prata e outros metais.

A dor termina quando você preenche a lacuna (buraco), como o preenchimento protege o nervo do dente.

A cárie não se cura por conta própria, e pode piorar se não for tratada a tempo. Depois de ter sido tratado, sem problemas novos.

Complicações e Endodontia

Quando as cáries não forem tratadas a tempo, podem tornar-se profundas e, nestes casos, o dentista vai colocar um preenchimento temporário para permitir que o dente se cure antes de colocar um preenchimento permanente. Deixar uma rachadura no dente e/ou no nervo pode conduzir à infecção e, em alguns casos, até mesmo a perda total do dente. Infecções causadas por cáries, se não tratadas a tempo, podem se ampliar para formar um abcesso na raiz do dente. O pus pode acumular-se causando a inflamação da gengiva adjacente, ou muito difundida.

Quando a cárie é suficiente para danificar a polpa de forma contínua, a única forma de eliminar o sofrimento é a remoção da polpa através do canal da raiz, um procedimento conhecido como canal ou extrair o dente finalmente.

Um molar tratado pode ser protegido com uma coroa que cobre toda a superfície de mastigação.

Depois de uma semana ou duas de endodontia, você pode expressar algum desconforto, como febre, dor de cabeça ou uma dor de mandíbula. Estas complicações requerem atenção médica.

Se um dente, tiver que ser substituído, ele deve ser substituído o mais rapidamente possível, pois caso contrário, os dentes podem ser movimentados, alterando a mordida. A substituição destes pode ser uma ponte, uma prótese parcial fixa e implantes para substituir dentes.