O Que é Doença de Osgood-Schlatter?

"Eu machuquei um dos meus joelhos, no exercício", uma situação que não pode ser autônoma para, talvez, o caso da doença de Osgood-Schlatter, uma das causas mais comuns de dor no joelho em atletas jovens, mas também ocorre em crianças entre 10 e 15 anos de idade. Seus sintomas: inchaço, sensibilidade e dor nesta área, especialmente para endireitar a perna.

Você deve considerar que seus joelhos estão entre as articulações mais importantes do corpo humano que nos permitem caminhar, correr e pular, entre outros movimentos, e estão, portanto, sujeitos a muitas tensões e pressões diárias, além disso, os joelhos ajudam as pessoas a funcionar em uma ampla gama de atividades que seriam seriamente afetadas se houver alguma lesão, por exemplo, doença de Osgood-Schlatter.

Doença de Osgood-Schlatter (Joelhos Doloridos)

Essa condição, segundo os especialistas, está em um grupo de doenças chamadas "Osteocondrose", pois afeta a epífise ou cabeça dos ossos longos, que estão separados desde o eixo principal desses ossos em crianças. Doença de Osgood-Schlatter, por sua vez, afeta o tubérculo da tíbia (osso nódulo) que se encontra no joelho, e ocorre principalmente no sexo masculino.

Fatores de Risco

Apesar do seu enorme valor e importância, os joelhos não são tão perfeitos. Na biomecânica especialistas têm argumentado neste contexto que a concepção natural é a mais adequada para que as pessoas façam movimentos regulares, de modo que eles são altamente vulneráveis a lesões.

No entanto, doença de Osgood-Schlatter é mais provável que se desenvolva quando os joelhos são usados excessivamente em atividades normais ou esportes que exigem saltos, corridas e subir escadas, por isso é muito comum em crianças que praticam esportes vigorosos, como futebol, basquetebol, rugby e artes marciais, embora esta lesão possa ter causas diferentes, daí a importância de ir a um especialista.

O joelho é suscetível a vários problemas, incluindo os ligamentos, mas também sofrem lesões como resultado de sobrecarga, que começa com dor leve, mas gradualmente evolui em graves dificuldades.

Prevenção

É aconselhável para tratar doenças deste conjunto de uma maneira geral, algumas medidas especiais.

  • Quando o joelho dói, não é um problema. Pergunte ao seu médico sobre a prática do exame físico cuidadoso e radiológico.
  • Antes de praticar um esporte, deve-se aquecer e alongar os músculos e articulações. Ao finalizar, faça exercícios de relaxamento.
  • Se você sofrer uma lesão no joelho, deixe o esporte até que esteja totalmente recuperado. Um novo começo pode provocar uma recaída e graves consequências.
  • A ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser recomendada em alguns casos, mas sempre por um médico.
  • Na maioria das pessoas, Osgood-Schatten desaparece com o tempo. Se a criança continua a fazer esportes ignorando a dor, a doença pode se agravar e o tratamento será mais complicado.

A verdade é que, de todas as articulações humanas (especialmente para os atletas), o joelho é a mais comumente lesada. Por um lado, é uma área muito sensível do corpo humano e, por outro, que está sob um enorme trabalho a cada dia. Portanto, "fere um dos meus joelhos quando eu pratico exercício" é um problema que deve ser tratado imediatamente.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico

É melhor avaliar se uma dor no joelho corresponde à doença, já que existem diversas causas que podem produzi-la. Após um exame físico completo, se o examinador considerar adequado, pode executada uma série de procedimentos para identificar com precisão a fonte de desconforto, como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou artroscopia.

Prevenção e Tratamento

A Doença Osgood-Schlatter pode ser difícil de evitar. A coisa mais importante é limitar a atividade da criança quando ela está sofrendo de dor na parte superior da tíbia (joelho). No entanto, ele deve adotar uma série de precauções, como por exemplo: realizar um bom aquecimento, aprender as técnicas específicas para cada esporte, exercícios de relaxamento realizados no final da sessão e, em alguns casos, o uso de joelheiras (que servem para fixar e estabilizar a joelhos).

Os especialistas concordam que a melhor terapia para esta condição, seria uma ruptura com o esporte imediatamente. Pode levar várias semanas ou até meses para aliviar e a dor desaparecer completamente. Uma vez que o desconforto tiver diminuído, a criança pode retomar todas as atividades, é claro, de forma gradual e cuidadosamente.

Às vezes o médico pode prescrever anti-inflamatórios para aliviar a dor, para que o paciente retorne às atividades normais o mais rapidamente possível. Em alguns casos é preciso um curto período de imobilização do joelho ou até mesmo cirurgia.

No entanto, a doença de Osgood-Schlatter resolve-se geralmente em um período de 12 a 18 meses e os sintomas desaparecem completamente quando a criança atinge a estrutura do adulto, ou seja, pára de crescer. A dor raramente persiste após esta etapa.