• O rotavírus é a causa mais comum de diarreia grave em lactentes e crianças em todo o mundo.  O rotavírus provoca diarreia, febre e vômitos, e é altamente contagioso.  Existem vacinas para prevenir a infecção por rotavírus.

O Que é o Rotavírus?

O rotavírus é um vírus que infecta os intestinos. O nome rotavírus provém da característica forma de roda do vírus quando visto sob um microscópio eletrônico.

Infecção Por Rotavírus: Os bebês e as crianças são os mais comumente infectados com rotavírus.

Sintomas de Infecção Por Rotavírus:

O período de incubação, desde que se produz a infecção por rotavírus até que aparecem os primeiros sintomas, é de aproximadamente dois dias.

Infecção Por Rotavírus: O Que É, Sintomas, Contágio, Diagnóstico e Tratamento

Os sintomas da doença incluem:

  • Febre.
  • Vômitos.
  • Diarreia aquosa.
  • Dor abdominal.

Os sintomas costumam persistir entre 3 a 9 dias.

Contágio do Rotavírus:

A infecção por rotavírus é altamente contagiosa. O principal modo de transmissão do rotavírus é a passagem do vírus a partir das fezes para a boca de outra criança. Este tipo de transmissão ocorre quando as crianças não lavam as mãos antes de comer ou depois de usar o banheiro, ou quando tocam algum objeto ou superfície que tenha sido contaminado com rotavírus, e depois tocam suas bocas.

O rotavírus pode sobreviver durante alguns dias em superfícies duras e secas, e durante horas nas mãos de uma criança.

Diagnóstico do Rotavírus:


O diagnóstico do rotavírus pode ser realizado através da análise de amostras de fezes.

Tratamento do Rotavírus:

Não existe um tratamento específico para o rotavírus. Nas crianças com sistemas imunitários saudáveis, a infecção por rotavírus é uma doença que dura alguns dias, e o único tratamento que se aplica consiste em uma maior ingestão de líquidos para evitar desidratação.

Apenas em alguns casos de infecções por rotavírus (1 de cada 40 casos) requer hospitalização para administração intravenosa de líquidos.

A imunidade contra a infecção repetida é incompleta, já que depois de uma infecção por rotavírus pode ocorrer novas infecções, embora menos graves do que a infecção original.

Prevenção do Rotavírus:

Devido ao fato de que o vírus é tão frequente, é muito difícil ou inclusive impossível evitar a infecção por rotavírus em pessoas não vacinadas. A vacinação é a medida preventiva mais eficaz.

Atualmente, existem duas vacinas muito eficaz para prevenir a infecção por rotavírus, embora não previnam os episódios de diarreia e vômitos causados por outros vírus. RotaTeq é uma das vacinas contra o rotavírus, e são recomendadas três doses da vacina contra o rotavírus aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Rotarix é outra vacina oral contra a infecção por rotavírus, e neste caso se recomendam duas doses aos 2 e 4 meses.