O que é lombalgia?

Também é conhecida como dor nas costas é uma condição caracterizada por dor na região lombossacral, geralmente associada com espasmo muscular dos músculos que estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral e, ocasionalmente, pode irradiar para os membros inferiores (pernas).

Causas

  • Má postura.

 

  • Esforço para levantar coisas pesadas.

 

 

  • A tensão muscular.

 

 

  • A fraqueza muscular.

 

 

  • Malformações congênitas.

Outras causas

  • Virada gastrintestinal, pâncreas, pedras nos rins.

 

  • Distúrbios ginecológicos (útero e ovários).

Baixa dor nas costas não é exclusivo para adultos, também pode afetar os jovens que têm má postura.

 

Sintomas

  • Dor.

 

  • Pernas, irradiação para uma ou ambas.

Principalmente para trás a dor está associada com as estruturas relacionadas à coluna vertebral, tornando-se essencial para ir ao seu médico para descartar complicações tais como espasmo muscular, ou problemas na estrutura interna da coluna vertebral, como os discos intervertebrais, que podem se mover fora do lugar.

 

Prevenção

Exercícios para fortalecer os músculos abdominais como:

  • Este exercício de inclinação pélvica consiste em reduzir uma curva exagerada da parte inferior da coluna. Deite de costas com os joelhos flexionados, os calcanhares no chão, e o peso sobre os calcanhares, inclinando-se novamente no chão, levante as nádegas a 5 cm. Suba e aperte seus músculos do estômago. Mantenha por uma contagem de 10. Repita 20 vezes. Experimente fazer este exercício diariamente.

 

  • Fortalece os abdominais. Deite de costas com os joelhos flexionados, os calcanhares no chão. Coloque as mãos sobre o abdômen, mantendo os ombros no chão, levante a cabeça lentamente. Lentamente levante os ombros por cerca de 25 centímetros do chão, então lentamente mais baixo deles. Faça três séries de 10 movimentos. Quando este exercício torna-se fácil, você pode enrolar uma toalha na qual pesa para pendurar no pescoço durante o exercício, e o peso pode aumentar melhorando a força.

 

 

  • Quadril e quadríceps Stretch. Sobre um pé no chão e o joelho da outra perna dobrada em um ângulo de 90 graus. Segure a frente do tornozelo da perna flexionada com a mão do mesmo lado. Mantendo os joelhos juntos, sul do tornozelo e calcanhar na direção das nádegas, mantenha essa posição para uma contagem 10. Repita o mesmo exercício com a outra perna dez vezes.

 

 

  • Alongamentos lombar. Sente-se no chão com os joelhos retos e as pernas o mais abertas possível. Coloque as duas mãos no mesmo joelho. Faça ambas as mãos, deslizarem lentamente em direção ao tornozelo. Pare se você não sente dor e não vá além de uma posição onde possa se sentir confortável por 10 segundos. Lentamente, solte a perna e repita o mesmo exercício com a outra.

 

Diagnóstico e tratamento

Tratamento

O tratamento depende do diagnóstico, e uma vez que decidiu um problema gastrointestinal ou ginecológico deve ser abordada de forma sistemática. É possível que, numa primeira fase o médico peça as radiografias da coluna para o diagnóstico. Em alguns casos, irá receitar alguns medicamentos. Os mais comuns são os analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Segundo a jurisprudência recomenda hidroterapia e massagens, como parte da reabilitação. Essas são algumas das bases do tratamento que pode variar de acordo com o médico. A dor lombar é uma condição que deve ser abordada porque caso contrário ela pode se tornar um problema crônico que pode comprometer a saúde.

O ortopedista é um especialista em distúrbios que envolvem o aparelho músculo – esquelético, que baseou seu diagnóstico e tratamento geralmente recomenda medicamentos em conjunto com a fisioterapia.

Outras alternativas de tratamento:

O tratamento quiroprático é o especialista com base em diferentes técnicas de manipulação, que pode resultar no relaxamento muscular, estimular a circulação e acomodação das estruturas moles como ligamentos ou tendões.