O Que é Nevo Melanocítico?

A "Lua" ou células pigmentares são proliferações nevo melânico da pele e membranas mucosas que causam manchas marrom escuro bem localizadas.

Formas Clínicas

Nevo congênito: aparecem no nascimento ou dentro de alguns dias de vida. Podem ser múltiplas ou grandes e com extravagantes formas (em máscara, cinto, em suma, em cerrado...) e têm grande volume. Às vezes, eles têm grande quantidade de pelos em sua superfície, quando vemos, depois de anos. Fronteiras definidas e de cor variável, mesmo dentro do mesmo nevo. São sub classificadas em pequenas, médias ou grandes (mais de 10 cm). Como eles têm um risco aumentado de malignidade e são muito feias sempre é preciso avaliar a necessidade de excisão cirúrgica.

Nevos Melanocíticos (Pintas)

Nevo adquirido ao longo da vida: são muito comuns e não devem causar preocupação. Geralmente pequenas (menos de 8 mm), marrom, preto, liso ou em forma de cúpula, suave e, por vezes vegetante e verrucosa. Elas às vezes têm cabelos. Em alguns casos, as lesões estão perdendo a cor simulando fibroma. Raramente degeneram, mas não deve ser muito exposto ao sol, evitar a repetição de trauma ou queimá-los com ácido.

Formas Especiais

Sutton Halonevus nevo: pigmentado rodeado por um halo branco despigmentada que pode acabar com a lesão inicial.

Spitz Nevus: tumor amaillo cor avermelhada pequena que aparece no rosto das crianças. Lesão única, pápula-nodular.

Spillus ou Nevo de nevo: nevóide de mancha castanha e outra mais escura e marcada nevo. Como tem potencial maligno deve ser removida.

Nevo displásico: nevos são adquiridos, por vezes múltiplo, bordas irregulares e cor variável dentro do nevo mesmo. Eles geralmente têm uma ligeira infiltração ou marcados, e pode fazer o relevo. Predomínio no tronco e nas extremidades. Eles também são potencialmente degenerativas e devem ser removidos rapidamente.

Causas

Células Melanotic (melanoblastos e melanócitos) migram em torno de 3-5 meses para a epiderme embrionária. Se o número dessas células produzidas em grandes aglomerações de nível epidérmica ou dérmica, que mostram através da cor da superfície da pele, resultando em manchas escuras.

Sintomas

São lesões moles polimorfas em tamanho, cor e evolução. Quando ocorrem em crianças (cerca de 15% de nevos) são geralmente pequenas, lisas, de cor marrom claro. Com o passar do tempo começam a formar novas lesões de tamanho variável entre uma cor lenticular stippling, mais escura e pode dar alívio. Durante a puberdade, gravidez elas aumentam, e nos idosos tendem a desaparecer. De qualquer forma, é normal ter cerca de 20-25 nevos por pessoa. Normalmente não causam desconforto (não picam ou ferem), têm um crescimento modesto e ao longo da vida podem mudar de cor lentamente.

Leia também: "Melanoma: Como Prevenir".

Fatores de Risco

Em anos recentes, descobriu-se que alguns melanomas (tumor maligno de pele com grande poder e metastático) provinham de algum tipo de nevo. Assim, é essencial conhecer os riscos de câncer dessas lesões. A radiação solar é maior fator de risco, especialmente em pessoas com histórico familiar de melanoma, pele e olhos (fototipo 2-3), que tiveram queimaduras na pele em algum momento de suas vidas, com o nevo gigante na infância ou mostrando uma variedade de nevo adquirido.

Prevenção

Em caso de suspeita de melanoma consulte um dermatologista. Para evitar o desenvolvimento de nevos:

• A rápida mudança no tamanho, forma ou cor.

• Surto de manchas escuras ou perto de nevo nodulitos.

• Halo inflamatório periférico (para não ser confundido com o branco halonevus Sutton).

• Erosão, formação de crostas, sangramento ou ulceração.

• Dor ou comichão.

• Aparecimento de nódulos.

Diagnóstico e Tratamento

Tratamento dos nevos é quase exclusivamente a excisão cirúrgica simples, com margens de segurança na faixa e profundidade, junto com o exame histopatológico da lesão. Assim, podemos garantir que o processo de cicatrização desapareceu completamente sem chance de recidiva ou malignidade. Mas não é necessário remover todos os nevos, pois a maioria são estáveis, benignos. Somente aqueles que por natureza (dysplastic spillus gigante...) ou mandado de outras razões, ser removido.

Prognóstico

O prognóstico é bom, pois os nevos tendem a permanecer estáveis, com poucas mudanças e até mesmo o desaparecimento espontâneo na velhice. Se uma lesão é transformada pode degenerar em um prognóstico do melanoma maligno incerto, mas sempre sério.