Quando os bebês e as crianças pequenas não podem defecar, pode ser devido a esta doença com um nome estranho. A doença de Hirschsprung é um defeito de nascença, que impede a passagem das fezes através do intestino, porque não existem células nervosas na parte inferior do cólon. Aqui te contamos mais sobre esta doença.

Trocar fraldas parece ser o trabalho daqueles que são premiados como pais ou que já tem mais de um bebê. No entanto, em muitas ocasiões, isso pode não ser o caso e se assim for, a constipação é um motivo para se preocupar. Quando um bebê ou criança pequena não defeca, pode se tratar da doença de Hirschsprung, a qual é uma condição congênita, que impede que as fezes passem através do cólon, devido à carência de células nervosas na parte inferior do intestino grosso ou cólon.

O Que é a Doença de Hirschsprung?

Esta doença geralmente se manifesta logo que nasce o bebê, embora em algumas ocasiões nas quais a doença de Hirschsprung não é tão grave, os sintomas possam aparecer depois de algum tempo (meses ou anos).

A incapacidade de esvaziar os intestinos é um problema que não deve ser tomado de ânimo leve. A doença de Hirschsprung em casos severos pode causar sérias complicações no intestino grosso que podem causar a morte, como enterocolite e megacólon tóxico. É muito importante que esta doença seja diagnosticada rapidamente para que seja tratada imediatamente.

O tratamento para a doença de Hirschsprung é a cirurgia, a qual é bem sucedida na maior parte dos casos, e permite que os pequenos se curem definitivamente e possam defecar sem problemas.

Leia também: "Dicas e Alimentos Para Prisão de Ventre".

Por Que Acontece a Doença de Hirschsprung?

Para lhe dar uma ideia clara, é preciso entender que o intestino grosso se movimenta graças a algumas contrações chamadas peristaltismo. Estes movimentos são controlados por nervos que estão localizados ao longo do intestino, entre as camadas de tecido muscular.

Graças a essas contrações, o intestino pode relaxar e deixar os resíduos do organismo. Se estes nervos não estiverem presentes, como acontece no caso da doença de Hirschsprung, se produz um bloqueio da passagem das fezes.

Os médicos não sabem ao certo qual é a causa desta doença, sabemos que às vezes ocorre em famílias, por isso se pensa que poderia haver um fator hereditário, também é cinco vezes mais comum em meninos do que em meninas. Além disso, tem sido associada a mutações genéticas, as crianças com síndrome de Down e problemas congênitos do coração são mais propensas a sofrer da doença de Hirschsprung.

Esteja atento se o seu recém-nascido tem algum destes sintomas:

  • Não defeca durante o primeiro ou segundo dia de vida.
  • Diarreia.
  • Abdômen distendido (inchado).
  • Vômitos com substância verde ou marrom (café).

Se o bebê apresenta esses sinais e/ou sintomas, não espere e procure ajuda imediatamente.