O Que é Síndrome Pré-Menstrual?

A síndrome pré-menstrual é uma desordem caracterizada por uma série de alterações hormonais que causam uma variedade de sintomas nas mulheres. Esses sintomas podem ocorrer até 2 semanas antes da menstruação.

Causas

A síndrome pré-menstrual parece estar relacionada a variações nos níveis de estrogênio e progesterona que ocorrem durante o ciclo menstrual. Estrógenos causam retenção de fluídos, o que pode explicar alguns dos sintomas físicos. Outras mudanças hormonais e metabólicas envolvidas no processo podem ser a causa de alterações emocionais.

Embora existam muitas teorias sobre a síndrome pré-menstrual, os cientistas concordam que sim, existe, é real e não um produto da imaginação das mulheres, como se tem acreditado até então.

Sintomas

Oito de cada 10 mulheres sentem desconforto físico e emocional causado pela síndrome pré-menstrual, a qual têm sido atribuídos a mais de 150 sintomas diferentes.

Os sintomas físicos mais comuns são:

  • Retenção de líquidos.
  • Dor de cabeça.
  • Dor e inchaço das mamas.
  • Fadiga.
  • Palpitações cardíacas.
  • Cólicas e distensão abdominal.
  • Constipação.
  • Acne.
  • Ganho de peso.
  • Inchaço.

Quanto aos sintomas emocionais:

  • Ansiedade.
  • Depressão.
  • Vontade incontrolável de chorar.
  • Irritabilidade.
  • Alteração da libido.

Os sintomas mentais também são encontrados:

  • Confusão.
  • Falta de coordenação.
  • Falta de concentração.

Os sintomas variam de mulher para mulher, de um mês para outro e pode até ter meses em que nenhum deles está presente. Geralmente tendem a diminuir durante a menstruação e não reaparecem até cerca de 2 semanas antes do próximo ciclo menstrual.

Em algumas mulheres, os sintomas são quase imperceptíveis, enquanto em outras podem ser tão graves que venham a alterar o seu trabalho e desempenho social.

Prevenção

Seguir estas sugestões uma ou duas semanas antes do seu período pode ajudar a aliviar o desconforto:

Inclua:

Fibras – alimentos ricos (pão e massas da sua escolha), legumes frescos (especialmente espinafre) e frutas.

Evite:

Açúcares, mel, frutose e sacarose, cafeína (presente no chocolate, coca-cola e café), adoçantes artificiais das bebidas em lata, sal e alimentos defumados.

Os suplementos vitamínicos e minerais que contenham vitamina B6, E, cálcio e magnésio podem reduzir alguns sintomas.

Prática de exercício irá ajudar a aliviar os sintomas físicos e emocionais. O que pode evitar o estresse e ajudar a relaxar. Um banho quente é recomendado. Se necessário, tire uma soneca. Fazer abdominais e exercícios pode ajudar muitas mulheres. Aplicar calor no local da dor, quer através de uma garrafa de água quente ou almofada de aquecimento tem sido um remédio utilizado.

Se você acredita que sua TPM é muito grave, consulte o seu médico.

Se possível prepare um calendário no qual está escrito abaixo os sintomas que aparecem todos os dias. Se isso for feito durante 3 ciclos menstruais, é possível detectar os sintomas que mais te afetam e o ginecologista terá informações precisas para diagnosticar a extensão do seu problema, bem como o tratamento mais adequado para você.

Tratamento

As flutuações dos valores de estrogênio e progesterona no sangue são menos acentuadas se dado contraceptivos orais combinados, ou seja, que contém estrogênio e progesterona. Retenção de água e inchaço são aliviados através da redução do consumo de sal e tomando um diurético suave, pouco antes da hora prevista de início dos sintomas.

Para muitos dos sintomas da síndrome pré-menstrual a dieta pode ser a solução.