A uretrite é uma inflamação da uretra associada geralmente a uma supuração que pode variar em consistência desde líquida e clara, até espessa e amarelo cremoso. Os sintomas mais importantes são dor ao urinar e durante a ejaculação.

Por Que Ocorre a Uretrite?

A uretrite pode ser causada por irritantes não específicos ou por infecções sexualmente transmissíveis, como a uretrite por clamídia.

Como se Faz o Diagnóstico de Uretrite

As bactérias da gonorreia são relativamente fáceis de identificar mediante técnicas de cultura. A clamídia é um micro-organismo difícil de identificar e é a causa mais comum de uretrite não gonocócica.

Tratamento de Uretrite e Estenose Uretral

Qual é o Tratamento Para a Uretrite?

Os antibióticos são utilizados no tratamento da uretrite. Geralmente os sintomas desaparecem em breve, mas, já que a uretrite é sexualmente transmissível, o (a) parceiro (a) do paciente necessitará de tratamento simultaneamente.

Ocasionalmente a uretrite pode ser persistente e problemático o seu tratamento, causando cicatrizes e estreitamento uretral.

Prevenção Para Uretrite

Quando é devido à transmissão sexual, a uretrite pode ser prevenida mediante o uso de preservativos.

Estenose uretral. Tanto a uretrite crônica e outras lesões, podem levar a formar tecidos cicatriciais, que podem limitar, ou em casos extremos obstruir a uretra, produzindo micção dolorosa e progressivamente difícil.

Como se Pode Tratar a Estenose Uretral?

Os estreitamentos serão tratados mediante dilatação. Insere-se um instrumento fino e flexível dentro da uretra para dilatar. A frequência deste tratamento de estenose uretral varia entre os pacientes; no entanto, a maioria desses estreitamentos é recorrente.

A área estreita será operada através de uma incisão com um cistoscópio. Isso é menos traumático do que a dilatação e mais bem sucedido na prevenção da recorrência.

Não foi provado que o laser seja mais eficaz do que outras terapias no tratamento da estenose uretral.

Às vezes, os estreitamentos são tão extensos ou não respondem a dilatação que se torna necessária à cirurgia de reconstrução da uretra.