Você não pode dizer que a insônia é uma causa direta quanto ao ganho de peso, mas pode sem dúvida chega a conspirar quando você quer perder peso. É às vezes confuso, um descanso ruim e uma dieta que não mantém certos parâmetros não faz nada. Neste artigo você encontrará algumas dicas para evitar este problema através da alimentação.

As horas de sono são uma parte muito importante do dia e que influenciam a nossa atividade diária, humor e energia. São conhecidos muitos comprimidos, ansiolíticos, chás e remédios, mas todos nós sabemos que os remédios mais eficazes podem produzir dependência (algo que nos leva a rejeitar) e remédios naturais são geralmente muito suaves, sem efeitos visíveis para o problema do sono.

Hoje, o mais valioso complemento para obter um sono repousante (embora ainda existam muitos estudos realizados) é a melatonina.

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A melatonina é um hormônio que o corpo produz naturalmente a partir do triptofano que consumimos em nossa dieta. É melhor seguir estas dicas para aumentar a produção de melatonina naturalmente através de dieta e estilo de vida:

  • Organize sua agenda para o dia: Tente marcar um tempo específico para cada uma das cinco refeições por dia, e um tempo prudente para ir para a cama. Organizar o seu dia vai te ajudar a levar um ritmo mais confortável e arrumado.
  • Pouca Luz: Muitas pessoas dormem melhor se antes de ir para a cama tirar alguns minutos para relaxar assistindo televisão, lendo um livro ou ouvindo uma música relaxante. Não há mal nenhum em continuar com este hábito se realmente relaxar, mas é muito importante que ele ocorra com uma luz muito suave (quase na escuridão) assim o hormônio melatonina, que vai nos ajudar a dormir, tem sua produção durante o dia.
  • Aumentar o triptofano na dieta significa serotonina e melatonina aumentando no sangue: Os alimentos ricos neste aminoácido são ideais para uma boa noite de sono e estes estão presentes nos alimentos naturalmente.

Alguns alimentos que vão ajudar a adormecer são:

  • Peixe, ovos e laticínios (leite ou iogurte);
  • Grãos integrais;
  • Algumas frutas (abacaxi, abacate, cereja ou banana);
  • Algumas nozes e sementes (como amêndoas, sementes de girassol e mostarda);
  • Soja e outras leguminosas;
  • Bagas de goji (encontradas em lojas de produtos naturais);
  • Especiarias como coentro, cardamomo e erva-doce.
    • Leia também: “Remédios Caseiros para Insônia“.

      Se realizar essas dicas simples por cerca de um mês e não notar uma melhoria na sua insônia, é recomendado que você vá ao seu médico para sugerir a possibilidade de começar a tomar melatonina ou triptofano em forma de suplemento. A supervisão médica é recomendada sempre antes de tomar qualquer suplemento dietético natural, mesmo neste caso.

      Leia também: “Triptofano E Os Seus Benefícios“.

      Não se esqueça de comer nos horários certos, isso é muito importante para a perda de peso, como a pesquisa recente indicou. Ter hora para alimentar-se e viver com certos parâmetros é crucial. Por esta mesma razão, a insônia vai ficar o mais longe possível.