Emagrecer está relacionado com o equilíbrio energético do corpo, se você consumir menos calorias do que gasta, você irá perder peso, caso contrário, o emagrecimento é mais difícil. Daí um dos primeiros passos para a dieta é como calcular calorias, e saber quantas calorias tem que se reduzir para atingir a meta tão desejada.

Embora existam maneiras clássicas para saber quantas calorias reduzir para emagrecer, existem outras maneiras menos utilizadas em que se calcula juntamente com a nutricionista e/ou o médico que supervisiona a dieta.

Como calcular calorias para a dieta?

  • Você pode calcular as calorias para fazer dieta estabelecendo uma porcentagem fixa para reduzir: 10%, 20% ou 30%. Se numa dieta estimada de consumo de 2500 calorias, este total é reduzido pela percentagem acima. Assim, projetando uma dieta entre 2250-1750 calorias. Este método é utilizado quando o paciente quer perder peso de forma lenta e gradual, ou tem dificuldade para emagrecer.
  • Se reduz diretamente um número fixo de calorias. Se você calcular que uma pessoa consome 3.000 calorias, desse total é subtraído 1000 calorias, por exemplo, uma porcentagem dessas calorias é reduzida na dieta e o resto será queimada com os exercícios físicos.

Através destas formas de cálculo pode-se reduzir a quantidade de calorias para perder peso. O que é importante é você usar o tipo cálculo de calorias que você acha certo para você, de acordo com o que você quer e precisa, sua altura, seu peso, etc.