Se você deseja perder peso, pode ser útil recorrer a um plano de dieta para te ajudar a determinar o que comer. No entanto, é difícil escolher o mais adequado, já que existe uma grande variedade de dietas. Conhecer algumas delas é o que propomos em nosso site de saúde a seguir.

Dietas Mais Adequadas Para a Perda de Peso

1 – Dieta Vegetariana: É uma maneira saudável de satisfazer às necessidades nutricionais e perder peso, onde apenas se incluem alimentos de origem vegetal e as proteínas consumidas são com verduras. Não se consomem nem carne nem peixe, com exceção de ovos e laticínios em alguns casos.

2 – Dieta de Desintoxicação: É uma dieta curta, que serve para limpar o organismo, eliminar as toxinas e promover a perda de peso, é muito adequada antes de iniciar um plano de dieta.

3 – Dieta de xarope de bordo: A dieta de xarope de bordo dura 7 a 10 dias, e é parte de um jejum, onde apenas se consome xarope de bordo.

4 – Dieta de Frutas e Verduras: É uma alternativa mais variada à clássica dieta de frutas. É uma dieta depurativa e desintoxicante, que na maioria dos casos, ajuda a perder peso, e tem o objetivo de limpar o organismo, e alcançar um equilíbrio corporal.

Realizam-se menus ricos em vitaminas e minerais, utilizando alimentos com propriedades depurativas, embora seja necessário levar em conta que não se deve utilizar essa dieta por mais de três dias, sem estar sob a supervisão de um especialista.

5 – Dieta Dissociada: A dieta dissociada ajuda a perder peso rapidamente. Baseia-se em combinar os alimentos de tal forma, que não se juntem em uma única refeição certos nutrientes, para favorecer a perda de peso.

6 – Dieta dos Pontos: Nesta dieta se determina um valor para cada alimento, levando mais pontos os alimentos com alto teor de gordura, dos que os que possuem um alto teor de fibras. É permitido o consumo de um número de pontos por dia, dos quais não é possível ultrapassar e que dependem de cada pessoa.

7 – Dieta da Alcachofra: Trata-se de um semi-jejum a base de alcachofra durante dois dias, embora alguns especialistas aconselhem prolongá-la durante 7-10 dias, é uma mono dieta com a qual é possível conseguir uma perda de peso significativa, cerca de 3 ou 4 quilos.

8 – Dieta da Contagem de Calorias: Nesta dieta, você precisa saber as calorias dos alimentos que ingere e conhecer o máximo de calorias que estão permitidas, para não ultrapassar, confeccionando desta maneira um plano personalizado.

9 – Dieta Dukan: É uma dieta rica em proteínas para perder peso de forma rápida, estruturada em quatro fases:

  • Fase de ataque curto, hiperproteica com proteínas puras de origem animal e vegetal, como carne, peixe, ovos e soja, entre outros.
  • Fase de cruzeiro, onde se introduzem novos alimentos, como as verduras e as hortaliças que são adicionadas à proteína para chegar ao seu peso ideal.
  • Fase de consolidação, com a qual se evita o efeito rebote e onde se incorporam gradualmente os carboidratos e as gorduras.
  • Fase de estabilização. Evita o efeito ioiô com as quatro fases desta dieta, guardando um dia por semana só de proteínas.

10 – Dieta do Dr. Oz: É uma dieta elaborada para perder peso e que se destina a eliminar centímetros da cintura, para também melhorar a saúde. Como acontece em todas as dietas, é importante realizar exercício físico todos os dias.

Na dieta do Dr. Oz é importante reduzir pelo menos 100 calorias por dia, o que se traduz em uma perda de aproximadamente 500 gramas por mês e eliminando da dieta os óleos hidrogenados, açúcar e farinha branca.