Para baixar calorias é necessário levar em conta não apenas a dieta, mas outras variáveis como a forma de cozinhar. A ideia principal é saber como perder calorias sem perder o sabor dos alimentos. Para fazer isso, você deve se lembrar de uma série de dicas que irão te ajudar a reduzir as calorias nas preparações e manter a saúde em dia.

Dicas para reduzir calorias dos alimentos

  • Use leite, queijo, iogurte, em vez de leite integral.
  • Substitua adoçante por açúcar.
  • Se fizer preparações em que irá usar caldo de carne, utilize caldo sem gordura.
  • Não consuma sal em excesso, substitua por ervas. Embora o sal não tenha calorias pode causar retenção de líquidos e, portanto, ganho de peso.
  • Use apenas óleo de oliva, milho, girassol ou soja como um condimento. Não use para cozinhar.
  • Prepare a carne na grelha ou chapa. Estes métodos de cozimento podem subtrair calorias.
  • Substitua as preparações fritas por assadas, como batatas, costeletas, etc.
  • Use uma variedade de frutas e legumes no preparo das refeições. Estas fornecem calorias, baixa saciedade e são muito nutritivos. Por exemplo, se você gosta de pizza, pode elaborar incorporando legumes em vez de carnes ou alimentos gordurosos. Outro exemplo são as massas, molhos podem substituir os legumes cozidos no vapor.

Todas estas dicas podem te ajudar a aprender a perder calorias sem perder o sabor dos alimentos. Você pode fazer dieta e preparações saborosas. Fazer dieta não significa comer sem gosto.

Para mais informações, recomendamos a leitura do artigo “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Calorias”.