É necessário estabelecer uma diferença bem marcada entre uma dieta hipercalórica e uma dieta hipocalórica, para adequá-la segundo as necessidades de cada pessoa.

O Que é Dieta Hipocalórica?

As dietas hipocalóricas ou de baixa caloria, destinadas a perda de peso permitem entre 800 a 1.500 calorias por dia e recomendam realizar exercício regularmente.

Uma dieta muito baixa em calorias pode permitir que uma pessoa obesa perca entre 1,5 - 2 quilos por semana, e uma perda de peso total média de cerca de 20 quilos em cerca de 3 meses, o que pode ajudar a melhorar a obesidade e certas condições médicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, mas não é mais eficaz do que as restrições dietéticas mais modestas de longo prazo, junto com a realização de exercícios e a terapia de comportamento, que ajuda a reconhecer e mudar conscientemente o comportamento diante da comida.

Diferença Entre as Dietas Hipercalóricas e as Hipocalóricas

Este tipo de dieta não é adequada para todos, já que o médico deve decidir se é ou não apropriada. Não se recomenda para mulheres grávidas ou lactantes, crianças pequenas ou adolescentes, exceto em programas de tratamento especializado, e maiores de 50 anos.

As pessoas que seguem uma dieta muito baixa em calorias durante três meses, podem sofrer efeitos colaterais como fadiga, constipação, náuseas e diarreia, sendo o mais grave, a formação de cálculos biliares, que muitas vezes se desenvolvem em pessoas obesas, especialmente as mulheres, já que a perda rápida de peso parece diminuir a capacidade que tem a vesícula biliar de contrair a bile.

Dietas Hipercalóricas

As dietas hipercalóricas ou de alto teor calórico são projetadas para ganhar peso, devido a problemas de saúde, falta de apetite, construção muscular ou simplesmente para tentar superar a magreza e é recomendado que seja feita com alimentos saudáveis.

Leia também: "Como Ganhar Peso De Forma Saudável".

Recomenda-se consumir não apenas alimentos de alto teor calórico, mas também ricos em nutrientes, que devem ser consumidos cerca de seis vezes por dia, para adicionar mais calorias à dieta, podendo ganhar uma média de meio a um quilo por semana.