Exercício? Antes ou depois do café da manhã? Se você está determinado a perder peso através de dieta e atividade física, provavelmente terá algumas dúvidas. Neste artigo, você pode encontrar a resposta para algumas delas, como “é melhor exercitar antes ou depois do café da manhã?”

Ninguém pode duvidar que a execução de qualquer atividade física ajuda a perder peso de forma agradável. A questão é quando. Muitos aconselham a fazer em jejum (especialmente aqueles que querem perder gordura e ganhar massa muscular) e outros depois do café da manhã.

Existem aqueles que dizem que correr com o estômago vazio é melhor para perda de peso e aumentar a massa muscular. Por quê? Esta conclusão seria baseada no corpo, para não comer desde a noite anterior assim, sem reservas de açúcar (glicogênio), o corpo deve receber essa energia do tecido adiposo acumulado. Em resumo irá ocorrer a diminuição do tecido adiposo.

É importante que você considere que este possível resultado vai depender de vários fatores, tais como a intensidade, o tipo de exercício e a sua duração, não esquecendo que cada pessoa é um indivíduo e não reage da mesma forma (o mesmo vale para dietas).

De acordo com alguns estudos que avaliam a resposta do corpo com o fato de exercitar-se antes ou após o consumo de hidratos de carbono, verificou-se que em ambos os casos, é perdida a mesma quantidade de peso, mas que a quantidade de gordura perdida no caso em que o exercício é realizado em jejum é maior.

Embora estes resultados sejam positivos em relação aos exercícios antes do café da manhã, a realidade é que pode ser arriscado, especialmente para pessoas sedentárias que não estão devidamente treinadas.

O jejum em si não é saudável (exceto em situações especiais e monitoradas por um médico), pois podem possivelmente comprometer o desempenho físico em longo prazo.

Levando em conta todas essas informações, como conclusão, pode-se dizer que as atividades físicas realizadas em jejum só poderiam ser executar por atletas que são controlados e seu organismo já está devidamente treinado.

Se você se encontra sedentário, mesmo que pratique atividade física mas poucas vezes na semana, não pode deixar de tomar o seu café da manhã e mesmo depois do exercício ingerir pelo menos uma fruta. Por quê? Porque você pode sofrer de tonturas, náuseas, vômitos e até mesmo desmaios.

Se você se exercitar após ter café da manhã, você vai obter benefícios semelhantes ao de quando está em jejum e evitar complicações a sua saúde.