Cada dia mais pessoas se aproximam da corrida para realizar atividade física e a adotam como uma rotina que pode durar por toda a vida. Em qualquer idade e em quase todas as condições físicas é possível sair para uma corrida cada vez um pouco mais longe liberando o estresse diário, mas também fazendo exercícios aeróbicos ao ar livre.

O importante antes de iniciar este esporte é ir de menos para mais, se alimentar bem e ter um guia que indique o que é correto para que você não abandone na primeira tentativa.

O primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade física é verificar que o nosso organismo e corpo estejam capazes de se expor a recuperação enquanto executa a corrida, aumento do pulso, o ar que precisamos nos pulmões, etc. Então, se você não visita o seu médico com frequência, esta é uma boa oportunidade para fazer uma verificação geral e ver se você está apto.

Correr produz endorfinas, não faz diminuir a ansiedade, nos concentra na mobilização de todo o corpo, nos dá felicidade. Isso é basicamente o que todos os corretores avisam quando consultados, porque correm. O componente psicológico é fundamental e muitas vezes é mais forte do que o físico.

Bem, a corrida oferece muitas modalidades: treinar sozinho, treinar com o professor para competir, ser parte de um grupo de corredores, etc.

Qualquer uma que você escolha é importante assumir a responsabilidade e ir aumentando lentamente, sem tentar fazer uma maratona de 42 quilômetros em um mês.

Dicas de Corrida Para Iniciantes

Além de uma motivação, deve existir um guia para nos ensinar a correr. Esta disciplina tem suas técnicas e qual melhor maneira para aprender do que através de uma mão especialista para corrigir os erros e ajudar a corrida a torna-se uma atividade prazerosa livre de lesões ou cansaço extremo.

  • Se o treinador é particular, muito melhor já que correrá ao seu lado e te controlará em todos os momentos.
  • Treinamento em grupo, é o que leva várias pessoas todas juntas em um circuito. Neste caso, o ideal é que todos se encontrem em um nível semelhante, para que possam correr juntos.
  • Sem treinador: aqui a força de vontade é vital e o menos aconselhável. Muitas vezes não se sabe quando parar ou acaba desperdiçando suas energias.

Alimentação, roupas e cuidados: Toda atividade física requer estas três variáveis ​​bem controladas e muito mais se existem excesso de peso, problemas cardíacos ou lesões.

  • As refeições devem ser equilibradas em nutrientes e em horários. Os carboidratos são a chave (batata, arroz, macarrão, etc.). Você tem que comer muitas vezes.
  • As proteínas devem ser de boa qualidade e baixo teor de gordura.
  • As verduras devem sempre estar presentes tanto no almoço como no jantar.
  • Ao finalizar o exercício você tem que comer algo leve (iogurte, frutas, sucos, etc.) para facilitar a recuperação.
  • A hidratação é essencial antes, durante e depois da atividade.

Sobre a roupa e o calçado, a coisa mais importante é o conforto. Nada de roupas apertadas ou que não são feitas de materiais que absorvem o suor. Os sapatos são a chave, devem ser de boa qualidade, confortáveis e em bom estado. É o principal apoio e muitas vezes deles dependem a nosso desempenho.

No que diz respeito ao cuidado, é importante o controle e a supervisão médica. Muitos problemas cardíacos podem ser agravados se não se mede o seu pulso e antigas lesões podem reaparecer. É preciso sempre ter o controle, já que a idade ou a ausência de sintomas não significa que estamos completamente saudáveis.

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Dicas Para uma Corrida Saudável e Eficaz

1. A mente controla todo o corpo, por isso é importante manter o foco para não abandonar diante do primeiro cansaço.

2. Nunca exija demais, se o corpo pedir ou doer algo é preciso parar.

3. Uma boa meta para se superar pode ser observar em uma corrida curta, com o objetivo de concluí-la até o final sem medir os tempos.

4. É sempre melhor correr acompanhado, a motivação em conjunto nos ajuda a ultrapassar os nossos próprios limites.

5. Comece de menor para maior, em terreno plano e em ritmo baixo. É mais importante percorrer uma longa distância do que a velocidade.

6. Sempre corra com água ao alcance, a desidratação é a pior coisa para um corredor.

7. Você tem que encontrar a velocidade com a qual uma corrida é confortável, porque essa é com a qual você consegue manter por mais tempo.

8. A respiração é fundamental, inspirar e expirar pelo nariz ajuda a superar o cansaço.

9. Dosificar a energia durante o trajeto e o tempo que você vai levar, a fim de manter um ritmo constante.

10. Caminhe sempre um pouco ao finalizar a atividade para soltar as pernas.

11. Antes e depois do exercício é preciso esticar e alongar os músculos para aquecê-los ou relaxá-los e para que não tenha dor no dia seguinte.

A corrida tornou-se uma das atividades favoritas para se exercitar e divertir tanto para homens como para mulheres. É fácil, barata e pode ser feita em qualquer lugar. Você apenas tem que se atrever a tirar os pés do chão e fazer uma corrida muito constante para ajudar a mobilizar o corpo, queimar calorias, limpar a mente, e por que não, ser mais feliz.